segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009


Rumo ao Sul, Vers le Sud, França/Canadá, 2005,105 min
Direção: Laurent Cantet
Roteiro: Robin Campillo, Laurent Cantet
Fotografia: Pierre Milon

Por Wendell Borges - Visto dia 23/02/2009 [47º filme visto em 2009]

Cotação:

Comentário: Um filme hipnótico, com momentos que vão do riso contido à angustiante reflexão sobre a frieza das relações humanas. A atriz inglesa Charlotte Rampling (1946) esbanja charme e frieza para compor sua personagem e o diretor alemão radicado na França, Laurent Cantet (1961) soube aproveitar ao máximo o talentoso elenco do filme.

A trama se passa na Haiti dos anos 70, onde um grupo de estrangeiros se hospeda num pequeno hotel paradisíaco à beira-mar. Entre eles, as norte-americanas Brenda, interpretada por Karen Young e Ellen, interpretada por Charlotte Rampling. Elas disputam a afeição de Legba, um jovem gigolô haitiano de apenas 18 anos. Além de Ellen e Karen acompanhamos também a personagem Sue, interpretada pela atriz canadense Louise Portal (1950).

O roteiro escrito por Robins Campillo e Laurent Cantet é uma adaptação de três romances de Dany Laferrière, autor haitiano exilado durante a ditadura de Jean-Claude Duvalier. Destaque para a exuberante e belíssima fotografia de Pierre Millon.


___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário