sábado, 25 de julho de 2009

Shortbus,EUA, 2006, 102 mins
Direção: John Cameron Mitchell
Elenco: Sook-Yin Lee, PJ DeBoy, Paul Dawson, Jay Brannon

Cotação
Valor artístico: 1/2
Valor de entretenimento:

Por Wendell Borges - Visto dia 24/07/2009

Revisto na Mostra21 [SESC-CRATO]


Comentário: Dirigido e escrito pelo americano John Cameron Mitchell (1963), este Shortbus é daquele tipo de filme que ganha fama por causa das cenas extravagantes de sexo explícito, mas que não se trata de filme pornô e sim uma discussão sobre as frustrações sexuais e tristezas de um grupo de libertinos que se conhecem através de um bar chamado "Shortbus", um local onde pessoas com visões e atitudes sexuais distintas do senso comum se reúnem para felações e discussões grupais. Apesar da estética gay, o filme está mais para uma abordagem pansexual (referente ao sexo em todos os aspectos) por retratar muitas das facetas da sexualidade humana. Há o quarteto de gays, composto por uma casal de namorados, um que está à procura de um parceiro, e um voyeur, também gay; tem a mulher frígida que não consegue orgasmo, os sadomasoquistas, os bissexuais, enfim, é um painel de corpos, dores e tristezas, onde o sexo é o pano de fundo para as reflexões. Há uma cena bem polêmica que ocorre entre um trio de homossexuais cantando o hino norte-americano durante a felação. Um filme indicado para quem não tem preconceitos e gosta de refletir sobre a sexualidade, encarando o sexo como algo instintivo, problemático, prazeroso e uma das peças fundamentais para definir nossa identidade no mundo.

Ver ficha na Wikipedia: Shortbus

Elenco e Curiosidades



Sook-Yin Lee - Atriz canadense que faz a terapeuta sexual chamada Sofia, ela é uma mulher casada, mas que está em busca de seu primeiro orgasmo.


Raphael Baker - O marido de Sofia.



Paul Dawson - Ele faz o jovem James, triste e melancólico por não sentir prazer em sua relação com Jamie, tenta suicídio. Paul ganhou o prêmio Glitter 2007 de Melhor ator.


PjDeBoy - No papel de Jamie, namorado de James.


Lindsay Beamish - A garota de programa sadomasoquista.


Peter Stickles - O Voyeur gay que salva a vida de James quando ele tentou se afogar na piscina.


Justin Bond - Artista performer novaiorquino, ele é realmente uma Drag queen e no filme interpreta sua faceta comum na vida real.


Jay Brannan - Ele interpreta o personagem Ceth, um gay que se junta ao casal James e Jamie. Jay é cantor e compositor e nasceu no Texas em 1972.

_______________________________________________________________

Um comentário:

  1. Coinscidentemente vi esse filme um dia desses... Então, gostei, achei engraçado em dados momentos e realmente profundo em outros... Mas me faltou um quê à mais, assim, uma explicação maior... No final, pareceu que se apoia básicamente no "chocante"... Mas é um bom filme, a sua nota ta de bom tamanho...

    ResponderExcluir