domingo, 19 de julho de 2009


Zeitgeist - o Filme, Estados Unidos, 2007, 116 min
Direção e roteiro: Peter Joseph

Site Oficial [Link]

Cotação:

Filme visto dia 19/07/2009 [143º filme visto em 2009]

Por Wendell Borges

Obs: Não compartilho das idéias mostradas no documentário, tenho minhas dúvidas sobre muitas das coisas que aqui são narradas e mostradas como sendo fraude ou conspiração; o mundo, a vida, as religiões, são ainda muito mais complexas e misteriosas do que todas as coisas mostradas neste documentário, mas uma coisa eu posso afirmar, o documentário tem uma estrutura envolvente e é capaz de fazer pensar e repensar crenças e dogmas, ou seja, movimenta e sacode um pouco as idéias adormecidas. Outro fato a se pensar e que não pode ser descartado, é que Zeitgeist também é uma jogada de Marketing, um produto feito para consumo, venda de produtos, assim como as Religiões e as Instituições do mundo Capitalista.


Comentário:
Eis um documentário que tornou-se uma febre na internet, lançado online livremente via Google Video em Junho de 2007 com uma versão remasterizada apresentada em 10 de novembro de 2007 no Artivist Film Festival & Artivist Awards, já perderam a conta de quantas vezes o vídeo já foi acessado. O desconhecido Peter Joseph, diretor, produtor e editor do documentário fez uma espécie de "Código da Vinci" turbinado com teorias da conspiração que vão desde a história bíblica de Jesus Cristo, passando pelo atentado do 11 de setembro e culminando com a criação do Banco Mundial. O título "Zeitgeist" é uma palavra alemã que significa "espírito de uma época" e o documentário está dividido em três partes: na 1ª temos "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história já contada") no qual somos apresentados a diversas teorias que associam a história de Jesus Cristo a uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas, sendo a de Hórus, Deus egípcio, a principal delas, em seguida "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco") aos 00:40 min, narrando diversas teorias por trás do atentado ao World Trade Center no 11 de setembro de 2001 e a terceira e última parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se importem com os homens atrás da cortina") por volta de 01:14 min até o final, narrando o nascimento do sistema bancário mundial, que supostamente tem estado nas mãos de uma elite de famílias burguesas que está tramando a Nova Ordem Mundial e o Governo único que irá controlar o mundo inteiro. Nada de muito novo para quem já está acostumado a ler e se informar sobre estas teorias, mas com uma montagem tão fluente que dá para assistir umas três ou quatro vezes sem se cansar.


Obs: Tem camisa à venda do Movimento Zeitgeist, Torrents liberados para Download e também DVDs incluindo a continuação Zeitgeist:Addendum, todas à venda por um custo simbólico, mas também aceita-se doações. Bela jogada de Marketing, afinal, Teoria da Conspiração também é cultura!



A NOVA ERA!


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário