domingo, 30 de agosto de 2009

Barba Azul
Bluebeard, EUA, 1944, 70 min
Direção: Edgar G. Ulmer
Roteiro: Arnold Phillips - Werner H. Furst - Pierre Gendron

Filme visto dia 30/08/2009 por Wendell Borges

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário [com spoilers!!] : John Carradine (1906-1988) estrelou este Filme noir em 1944 interpretando um Titereiro pintor assassino, o filme está hoje em domínio público e pode ser baixado gratuitamente e sem problemas com direitos autorais do site Internet Archive. As atuações são razoáveis com destaque para o expressivo rosto de Carradine. A trama ocorre na Paris do século XIX onde Gaston Morrel, o titereiro e pintor interpretado por Carradine é apresentado à costureira Lucille, papel de Jean Parker, ele se apaixona por ela e a convida para que assista com suas amigas, Constance (Carrie Devan) e Babette (Patti McCarty) ao seu show de marionetes. Antes disto, somos apresentados rapidamente aos últimos acontecimentos da cidade de Paris que está sendo aterrorizada por um assassino estrangulador de mulheres apelidado de Bluebeard. Após convidar Lucille para que costure roupas para seus bonecos, Gaston discute com sua assistente, Renee, interpretada por Sonia Sorel e a estrangula, revelando logo de cara quem é o assassino.

Na sequência dos acontecimentos vamos acompanhando a relação de Gaston com o mercador de artes chamado Jean Lamarte, papel de Ludwig Stossel (1883-1973), que tem ciência das tendências homicidas de Gaston e mantém segredo por causa de seu talento como pintor e de seus negócios com ele, mas acaba dando pistas ao investigador da polícia, Inspetor Lefevre, papel de Nils Asther, quando este é avisado por um policial que reconhece a pintura com o rosto de uma das vítimas na coleção exibida pelo Duque de Carineaux, papel de George Irving (1874-1961), ele havia adquirido a pintura de Morrel negociada e vendida ao Duque por Jean Lamarte. É aí que entra em ação Francine, a irmã de Lucille, uma agente da polícia francesa que serve de isca para pegar o assassino, ela posa para o titereiro e a polícia começa a caçá-lo após este matar Francine e revelar todo o seu segredo a Jean.

Por que ele se tornou Assassino? - Morrell narra para Lucille que se apaixonou por uma mulher que ele salvou após vê-la desmaiada. Ele pintou um retrato dela cuja pintura foi escolhida para ser exposta no museu de Louvre, após receber o pagamento pela pintura descobre que a mulher era uma prostituta e após tratá-lo com desdém quando este a oferece parte do dinheiro recebido pelo retrato ele não resistiu ao ato ofensivo e a matou, então desde esse dia, cada mulher que ele pinta ele sente uma vontade terrível de matá-la.

Elenco


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário