terça-feira, 15 de setembro de 2009


Blaise Pascal
, Itália/França, 1972, 135 min
Direção: Roberto Rosselini
Roteiro: Jean-Dominique de la Rochefoucauld (diálogos) - Marcella Mariani - Renzo Rossellini - Roberto Rossellini - Luciano Scaffa

Wendell Borges - Filme visto dia 15/09/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Esta obra-prima do mestre italiano Roberto Rosselini (1906-1977) retrata alguns dos grandes momentos da vida do matemático, físico, teólogo e filósofo moralista francês Blaise Pascal (1623-1662). A boa interpretação do ator francês Pierre Arditi (1944) no papel de Pascal entra em sintonia com todo o elenco coadjuvante e os belos planos aliados à fotografia de Mario Fioretti (1924) fazem deste trabalho uma aula de áudiovisual feita por um dos grandes mestres do cinema italiano. O filme foi feito para a TV e foi lançado em DVD recentemente pela Versátil e o Instituto Luce, este é o segundo filme de Rosselini sobre os grandes filósofos da Humanidade, ele filmou Sócrates em 1971, Agostinho e Blaise Pascal em 1972 e Descartes em 1974. Todos já foram lançados aqui no Brasil.

O filme retrata a vida de Pascal desde os 17 anos até sua morte, mostrando alguns dos grandes momentos de sua vida, como a invenção da primeira calculadora mecânica, seus trabalhos sobre o vácuo, os fluidos, a pressão atmosférica, seus estudos teológicos e seu envolvimento com o Jansenismo, incluindo também seu encontro com o filósofo Rene Descartes (1596-1650) interpretado no filme por Claude Baks.


O diretor Roberto Rosselini (1906-1977)


Ficha de Rosselini no IMDB


Saiba mais sobre a vida deste grande filósofo humanista chamado Blaise Pascal.

1. Wikipedia
2. Consciência.org [Pascal]
3. Uol Educação - Blaise Pascal


____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Poxa, legal saber que esta disponível no Brasil essa coleção de filmes do Roberto Rosselini mencionada em sua postagem. Um dia certamente devo conferir alguma obra do cineasta. E muito legal a sua postagem referente ao ator Patrick Swayze. Que ele agora possa descansar com a merecida paz.

    ResponderExcluir