quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Coffy, EUA, 1973, 91 min
Direção: Jack Hill
Roteiro: Jack Hill

Wendell Borges - Filme visto dia 23/09/2009

Cotação
Valor artístico: ½
Valor de entretenimento: ½

Comentário: o Blaxploitation bastante explorado nos anos 70 era um gênero que misturava ação, mulheres semi-nuas e o estilo característico de modismos dos anos 70, a estereotipação de vestimentas, o uso do funk e da soul music e a exploração da violência e do sexo tendo como público alvo a classe americana composta principalmente pelos negros. Neste clássico do gênero a estrela Pam Grier (1949) no auge de sua beleza interpreta uma enfermeira que ataca de vigilante para destruir uma organização de traficantes. O filme é uma delícia de se ver, tem cenas toscas e divertidas, Grier esbanja charme e presença ao encarnar uma femme fatale sensual que detona com a bandidagem.

No mesmo ano de Coffy foi realizado um filme com outra estrela do Blaxploitation, Tamara Dobson, com o título Cleópatra Jones, que segundo o roteirista e diretor do filme Jack Hill, foi o motivo para que o projeto do filme Coffy saísse, pois o produtor chefe da American International Pictures chamado Larry Gordon, perdera os direitos sobre o filme estrelado por Tamara após negociá-lo com outros produtores e de imediato contratou o diretor e roteirista Jack Hill para realizar um filme no mesmo estilo de Cléopatra.

Elenco

Pam Grier [1949] - Na foto acima Pam Grier apontando uma arma para seu ex-amor.
Booker Bradshaw
Robert DoQui
William Elliott
Allan Arbus
Sid Haig


_________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Volta e meia os Blaxploitations estão sempre ganhando referências em filmes mais recentes. Mas tenho que admitir que ainda não vi nada do sub-gênero, quando me restar um tempinho vou tentando descobrir algumas obras, inclusive este "Coffy".

    ResponderExcluir