segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Lobo da Estepe, 1974, EUA | Suíça | Grã Bretanha| França | Itália, 108 min
Direção: Fred Haines
Roteiro: Fred Haines (roteiro) - Hermann Hesse (Romance)
Ficha na Wikipedia: Steppenwolf (Inglês)

Wendell Borges - Filme visto dia 20/09/2009

Cotação
Valor artístico: ½
Valor de entretenimento:

Comentário: Após ler alguns artigos e resenhas sobre a produção de O Lobo da Estepe é que pude entender um pouco das dificuldades que foram as filmagens e todo o processo que resultou nesta obra estranha e que hoje já está bastante datada pelos diversos efeitos que compõem sua estética. Tendo lido a obra há alguns anos atrás, obra esta escrita pelo germano-suíço Herman Hesse (1877-1962), pude entender o porquê de Michalangelo Antonioni ter recusado dirigir o filme considerando a obra infilmável. A direção então foi passada para o roteirista Fred Haines (1936-2008), que anos antes havia escrito o roteiro de outra obra literária complexa, Ulysses (1967), baseado no romance de James Joyce.

Haines usou os recursos disponíveis da época misturando diversas técnicas de vídeo e animação para tentar passar ao espectador os conturbados estados emocionais e mentais do personagem Herry Haller, interpretado pelo ator sueco Max Von Sydow (1929).

A produção ficou a cargo de Melvin Fishman, um apaixonado pelo obra de Hesse, que para fugir dos estúdios levou a produção para Basiléia, cidade suíça onde o romance havia sido escrito por Hesse, e dizem que ele ficava horas e horas filmando o roteirista Fred Haines lendo o romance e trabalhando no roteiro. Após sete anos é definido o elenco e a direção é finalmente cedida a Haines com os atores franceses Dominique Sanda (1948) no papel da prostituta Hermine e Piérre Clementi (1942-1999) no papel de Pablo.

Elenco

Max Von Sydow

------------------------------


Dominique Sanda (11 de março de 1948)
Site oficial da atriz: http://www.dominiquesanda.com/index.php
Foto: http://www.dominiquesanda.com/photos.php

--------------------------

O escritor Herman Hesse em 1927.

Herman Hesse (1877-1962) foi um escritor alemão naturalizado suíço, foi discípulo do psicanalista Carl Gustava Jung. Ganhou o Nobel de Literatura em 1946.


DVD capa

capa do DVD com distribuição da Platina Filmes
Sinopse: Baseado no livro de mesmo nome, o filme apresenta a saga de um homem de meia idade em crise, que, desesperado, se encontra em uma busca mística com eventos e situações complexas. A complexidade psicológica, filosófica, e espiritual do romance é transcrita para a tela utilizando recursos inovadores para a época como animações e situações teatrais.


_____________________________________________________________

Um comentário:

  1. Outro título comentado aqui do qual não tinha conhecimento. Mas curiosa são essas informações sobre os bastidores da produção.

    ResponderExcluir