domingo, 6 de setembro de 2009

W. S. Burroughs: commissioner of sewers , 1991, EUA, 60 min
Direção: Klaus Maeck (1954)
Gênero: Documentário

Filme visto por Wendell Borges - 06/09/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

A Linguagem é um vírus

Comentário: Quando li Almoço Nu (Naked Lunch ), obra do escritor, pintor e crítico social pertencente à Geração Beat, William S. Burroughs (1914-1997), durante a faculdade de letras em 2005, eu sabia que aquele livro seria a fonte para meu trabalho de conclusão do curso de Letras. Combinando os pensamentos de William Burroughs com a obra O Que é a Literatura? do filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), desenvolvi a monografia fazendo um trabalho de pesquisa literária e filosófica sobre as indagações sartreanas sobre o fazer literário e a técnica do cut-up desenvolvida por Burroughs a partir do experimento original de Brion Gysin (1916-1986), incluindo também uma rápida análise sobre o filme Mistérios e Paixões (Naked Lunch - 1991) de David Cronenberg (1943). Portanto faço aqui um alerta de que o documentário talvez não seja tão apreciado por quem não conheça um pouco do trabalho deste escritor já que não se trata de nenhuma biografia e pela curta duração, apenas uma hora, o filme é mais indicado às pessoas que já conhecem a obra do autor e da Geração Beat.

Commisioner of Sewers foi dirigido por Klaus Maek que inclui trechos de uma entrevista que Burroughs concedeu ao entrevistador Jürgen Ploog incluindo algumas apresentações de Burroughs fazendo leitura de suas obras, com destaque para The Western Lands (1987) e um trecho de Almoço Nu (1959). Burroughs fala sobre o seu processo de escrita, reencarnação,viagens no tempo e o mundo dos sonhos.

Uma lista de Sites para quem se interessar em conhecer mais sobre a obra deste grande escritor e crítico social, William Burroughs.


1. Reality Studio [Em Inglês]
2. Scream & Yell - William Burroughs [Português]
3. Wikipedia


Capa do Livro The Wester Lands

____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário