segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Atividade Paranormal, Paranormal Activity, EUA, 2007, 86 min
Direção: Oren Peli
Roteiro: Oren Peli

Wendell Borges - Filme visto dia 26/10/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Obs: O comentário não tem Spoilers portanto quem quiser ler não terá problemas com revelações indesejáveis.

Comentário
: O novo hit do terror norte-americano roteirizado e dirigido pelo estreante Oren Peli foi lançado em 2007 no Festival de Horror Screamfest e ganhou popularidade até chegar em sua exibição comercial com uma maior distribuição em outubro deste ano, atualmente é um dos filmes de Horror mais comentados e discutidos, fato este que despertou minha curiosidade em vê-lo. O filme tem estréia marcada para o dia 04 de Dezembro no Brasil e já está disponível na Internet uma cópia com qualidade para os mais apressados.

Após terminar de ver o filme no conforto do lar fiquei imaginando como seria vê-lo no cinema com uma sala lotada de adolescentes gritando e fazendo piadinhas, não sei se teria coragem de ver um filme com essa sinopse hoje em dia com um público cada vez mais sem um mínimo de educação que vão às salas de cinema. Talvez agora que já o vi concentrado em casa sem interrupções eu tenha curiosidade em revê-lo nos cinemas futuramente.

Um clima silencioso ajuda a criar a atmosfera que o filme necessita para causar aqueles calafrios na pele, mesmo que você não sinta medo real. A trama simples segue o dia a dia de um casal vivido pelos atores amadores Micah Sloat e Katie Featherston, que emprestam seus nomes reais às personagens, eles se unem para investigar um fantasma que persegue Katie desde que ela tinha 8 anos de idade. Com uma câmera ligada Micah grava noite após noite os ruídos e imagens do casal e no dia seguinte vai investigando a captação dos sons e os fenômenos que vão ocorrendo principalmente à noite.

O filme é realmente envolvente e cria um bom clima de suspense e é mais uma boa jogada de marketing aliada à uma idéia bem desenvolvida. Quando ele estrear nos cinemas irei assistí-lo e conferir o comportamento do público e futuramente esta postagem receberá um adendo relatando como foi a experiência de ver o filme com muitas pessoas na sala mágica e escura.

Para finalizar vale ressaltar que o filme custou US$ 15 mil dólares e já arrecadou mais de US$ 60 milhões tornando-se assim um novo fenômeno de público ainda maior que o outro hit A Bruxa de Blair (1999) ao qual está sendo comparado em termos de estética narrativa.

Obs: O filme tem versões finais alternativas. Ainda não vi as outras, mas acredito que esta versão que pude conferir seja uma das mais perturbadoras.


Elenco / Personagens
  • Katie Featherston - Katie
  • Micah Sloat - Micah
  • Mark Fredrichs - O médium
  • Amber Armstrong - Amber
  • Ashley Palmer - Garota da Internet (versão original)
  • Randy McDowell - Tenente Randy Hudson
  • Tim Piper -Richard
  • Crystal Cartwright - Exorcista (versão original)



_______________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário