sexta-feira, 30 de outubro de 2009


O Espírito da Colméia, Espanha, 1973, 97 min
Direção: Víctor Erice (1940)
Roteiro: Víctor Erice

Wendell Borges - Filme visto dia 30/10/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Um belo drama, encantador e com uma das mais sublimes interpretações infantis que já pude assistir destes mais de dois mil filmes já vistos. O olhar da atriz mirim Ana Torrent (1966) de apenas 7 anos na época é tão triste e singelo que espelha todo o amargor que ela sente provocados pelas dúvidas perante a vida e a morte, uma das temáticas que o diretor e roteirista Victor Erice trabalha no filme. Lembrando aqui que a Espanha vivia a ditadura do general Francisco Franco (1892-1975) e o filme funciona também como uma metáfora para a situação política espanhola da época. O isolamento entre as personagens, a família que reúne 4 pessoas, pai, mãe e duas filhas jamais são mostradas em um mesmo plano e a bela fotografia de Luis Cuadrado realçam a beleza da narrativa.

A trama ocorre em um pequeno vilarejo na Espanha pós-guerra civil na qual logo no início somos apresentados às duas personagens principais do filme, as irmãs Isabel (Isabel Tellería) e Ana, papel da encantadora Ana Torrent, elas assistem com admiração ao filme Frankenstein (1931) de James Whale e após o filme Ana fica impressionada com alguns acontecimentos e passa a questionar a irmã sobre a morte da menina que brincava com o monstro Frankenstein. O Pai delas é um dedicado apicultor que passa o dia cuidando das abelhas, enquanto a mãe suspira pelos cantos da casa à espera de um amor do passado. O filme tem ritmo lento, mas é equilibrado em sua narrativa e não fica aborrecedor ou enfadonho em momento algum, tem belos planos, atuações inesquecíveis e é um daqueles trabalhos que marcam e ficam na memória. Filme obrigatório!

Curiosidades [Fonte Wikipedia]: Em 1936 Espanha se submergiu em uma terrível guerra civil. A guerra deu lugar a uma ditadura fascista, conduzida por Francisco Franco que controlou o país com mão de ferro até 1975.

Saiba mais sobre a Guerra Civil Espanhola



_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário