sábado, 24 de outubro de 2009

Sombras, Shadows, EUA, 1959, 87 min
Direção: John Cassavetes
Roteiro: John Cassavetes
Elenco: Ben Carruthers - Lelia Goldoni - Hugh Hurd -Anthony Ray

Wendell Borges - Filme visto dia 24/10/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Clássico dos filmes independentes norte-americanos e o primeiro longa dirigido e escrito por John Cassavetes (1929-1989). Sombras é considerado um divisor de águas pelo crítico Leonard Maltin, no que diz respeito aos filmes Indies norte-americanos. Nos créditos da obra é ressaltada a forma experimental e improvisada na qual a narrativa foi montada e é um trabalho esteticamente relevante, o diretor usa e abusa dos closes e planos americanos montando um belo painel de um grupo de artistas e boêmios no final da década de 50, tudo filmado com uma câmera de 16mm.

O existencialismo, o Jazz e a rebeldia da geração Beat estavam em moda na época. Os personagens principais são representados por Lelia Goldoni, que interpreta uma escritora feminista e emocionalmente instável, os irmãos dela interpretados pelo trompetista e arruaceiro Ben Carruthers e o cantor Hugh Hurd (1925-1995). Destacam-se ainda os amigos de Ben, Dennis Sallas e Tom Reese (1928); o jovem Anthony Ray (filho do diretor Nicholas Ray) que se apaixona por Lelia e o amigo e empresário de Hugh, Ruper Crosse (1927-1973).



ELENCO / PERSONAGENS


Na foto acima da esquerda para direita: Ruper Crosse, Hugh Hurd e Lelia Goldoni.


Ben Carruthers ... Ben (1936-1986)
Lelia Goldoni ... Lelia nasceu em 1939 em New York.
Ruper Crosse ... Ruper [Ruper tinha 1m 96cm de altura]
Tom Reese ... Tom nasceu em 1928 e continua seguindo a carreira de ator tendo atuado recentemente na comédia Dark and Stormy Night aos 80 anos.


O diretor John Cassavetes [Foto]


____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário