sábado, 10 de outubro de 2009

Tampopo, Japão, 1985, 115 min
Direção: Juzo Itami
Roteiro: Juzo Itami
Ficha no IMDB: Tampopo

Wendell Borges - Filme visto dia 10/10/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Este filme sinestésico do diretor e roteirista Juzo Itami (1933-1997) desperta em quem assiste uma grande vontade de experimentar o talharim, sopa de macarrão que é servida em uma tigela com vários ingredientes e que é tratado como uma verdadeira obra de arte dentro da culinária japonesa. As grandes interpretações de Nobuko Miyamoto como a personagem que dá título ao filme, Tampopo, e seus companheiros Goro, papel de Tsutomu Yamazaki, Gun, interpretado por Ken Watanabe e Pisuken, papel de Rikiya Yasuoka, ajudam a construir o mundo mágico criado por Juzo.

Há ainda o casal de gangsters da Yakuza que apresentam o filme e também usam a comida como tempero para regar os prazeres da vida. Eles são interpretados por Kôji Yakusho (1956) e Fukumi Kuroda (1956). Reparem na cena em que eles trocam a gema do ovo enquanto se beijam, uma das mais poéticas do filme e a cena de abertura engraçadíssima com Kôji reclamando de um homem que estava fazendo barulho no cinema antes da narrativa de Tampopo iniciar.


Elenco

Tsutomu Yamazaki - Goru
Nobuko Miyamoto - Tampopo
Ken Watanabe - Gun


Fonte [ Wikipedia]

O diretor Juzo Itami [foto acima] era casado com Nobuko Miyamoto, a personagem Tampopo do filme, sua segunda esposa, ele foi casado com ela de 1969 até sua morte em 1997. Juzo faleceu em 1997 aos 64 anos após pular do telhado de seu escritório cometendo suicídio.






_______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário