domingo, 15 de novembro de 2009

The Cameraman, EUA, 1928, 67 min
Direção: Edward Sedgwick (1892-1953) e Buster Keaton (1895-1966)
Roteiro: Clyde Bruckman

Wendell Borges - Filme visto dia 15/11/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Outra obra-prima do genial Buster Keaton que sabia fazer rir com tão pouco. A simplicidade do roteiro e ao mesmo tempo a ingenuidade deliciosa das gags fazem deste filme uma das grandes comédias do cinema mudo. Buster interpreta um fotógrafo que se apaixona por uma secretária chamada Sally, papel de Marceline Day (1908-2000), e para conseguir um emprego no mesmo local de trabalho dela ele compra uma câmera e corre atrás de imagens bombásticas para serem filmadas e assim poder conseguir o emprego. Uma das melhores comédias do cinema mudo que já tive o prazer de ver até hoje. Grande Buster Keaton!

Anotações
1. Destaque para a cena em que Buster corre de sua casa após ouvir pelo telefone que a amada o estava convidando para sair, ele sai em disparada pelas ruas e chega ao lado dela antes mesmo que ela desligue o telefone.
2. Todas as cenas com o simpático macaquinho são um primor, a melhor delas é quando vemos que ele estava filmando Buster salvar sua amada do afogamento.


Sinopse: A história fala de Buster (Buster Keaton), um fotógrafo que desenvolve uma paixão por Sally (Marceline Day), uma secretária que trabalha para o departamento de cinejornal da MGM. Esperando impressioná-la, ele compra um câmara filmadora e tenta conseguir um emprego no departamento de noticiário como um cameraman. Ele é impedido em seu esforço por Harold (Harold Goodwin), um cinegrafista da MGM que também está apaixonado por Sally e quer manter o rival Buster longe de sua pretendida.


Elenco / Personagens

Buster Keaton - Buster




_____________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário