terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Mulher da Areia, Suna no onna, Japão, 1964, 123 min
Títulos Alternativos: Woman in the Dunes / Woman of the Dunes
Diretor: Hiroshi Teshigahara
Roteirista: Kôbô Abe
Elenco: Eiji Okada, Kyôko Kishida, Hiroko Ito, Koji Mitsui, Sen Yano, Kinzo Sekiguchi, Kiyohiko Ichiha, Hiroyuki Nishimoto, Tamutsu Tamura

Wendell Borges - Filme visto dia 23/11/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Hipnotizante como poucos, esta obra-prima de Hiroshi Teshigahara (1927-2001) retrata com extrema beleza a luta de um entomologista interpretado por Eiji Okada para escapar da clausura a que foi subtmetido por homens de uma vila. Na companhia de uma misteriosa mulher, interpretada por Kyôko Kishida, ele começa a refletir sobre a vida na cidade e a vida na qual agora está aprisionado. O filme é uma metáfora para diversas questões da existência humana que vão desde o sexo até o absurdismo da vida e do controle que os sistemas sociais exercem em nós. Esta foi uma das quatro parcerias entre o diretor Hiroshi Teshigahara e o roteirista Kobo Abe (1924-19993) que usou seu romance como base para o roteiro. Destaque para a trilha sonora composta por Tôru Takemitsu (1930-1996).

Sinopse: Num pequeno vilarejo à beira mar, homem que tem como passa-tempo estudar insetos vive intensa relação com misteriosa mulher. Esta, por sua vez, passa a maior parte do tempo preocupada em evitar que as areias das dunas invadam sua casa.

Elenco

* Eiji Okada - Entomologista Niki Jumpei
* Kyôko Kishida - A Mulher
* Hiroko Ito - Esposa de Niki [em flashbacks]
* Koji Mitsui
* Sen Yano
* Kinzo Sekiguchi



______________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário