segunda-feira, 23 de novembro de 2009

´Prelúdio Para Matar

Prelúdio para matar, Profondo rosso, Itália, 1975, 126 min
Direção: Dario Argento
Roteiro: Dario Argento e Bernardino Zapponi
Elenco: David Hemmings (Marcus Daly); Daria Nicolodi (Gianna Brezzi); Gabriele Lavia (Carlo); Macha Méril (Helga Ulmann); Eros Pagni (Calcabrini); Giuliana Calandra (Amanda Righetti); Piero Mazzinghi (Bardi); Glauco Mauri (Prof. Giordani); Clara Calamai (Martha); Aldo Bonamano (pai de Carlo); Liana Del Balzo (Elvira); Vittorio Fanfoni; Dante Fioretti; Geraldine Hooper (Massimo Ricci); Jacopo Mariani; Furio Meniconi; Fulvio Mingozzi
Profondo Rosso: Trilha sonora

Wendell Borges - Filme visto dia 22/11/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Mais uma bela obra do grande diretor italiano Dario Argento (1940), o mestre italiano dos thrillers, giallos e filmes de suspense regados a muito sangue.

Neste Profondo Rosso filmado em 1975 o diretor contou com a colaboração do grupo de rock progressivo italiano Goblin que compôs uma belíssima trilha sonora para o filme. Além da trilha temos toda a elegância de Argento na condução da narrativa e as boas atuações do elenco, com destaque para a dupla principal da trama, o ator inglês David Hemmings que vive o pianista Marcus Daly e a charmosa atriz italiana Daria Nicodoli que interpreta a jornalista Gianna Brezzi, Daria teve um longo relacionamento com o diretor Argento e deste relacionamento nasceu a também hoje diretora Asia Argento (1975). Destaque também para a rápida participação da atriz Macha Meril no papel da medium Helga Ulmann.

O filme é um giallo e segue a cartilha deste subgênero no qual somos apresentados a um assassino misterioso encapuzado que mata várias pessoas e só tem sua identidade revelada ao final do filme.


Obs: O que é mesmo um filme Giallo?
[Fonte: Wikipedia] - “Giallo” é um estilo de filme que fez sucesso nos anos 70 e fim dos 80, onde foram produzidos centenas de filmes com o tema. Até hoje sobrevive principalmente nas mãos do diretor italiano Dario Argento


Sinopse: O pianista inglês Marcus Daly (David Hemmings, de Blow Up: Depois Daquele Beijo) testemunha o brutal assassinato de uma famosa médium, mas não consegue identificar o criminoso. Ele se une à repórter Gianna Brezzi (Daria Nicolodi) e decide investigar o caso, mergulhando num submundo perigoso, onde cada passo pode ser fatal, sempre observado pelo homicida desconhecido. A trilha sonora prog rock da banda italiana Goblin, liderada pelo paulistano Claudio Simonetti, embala esta espetacular história de mistério e assassinatos inesperados. Prelúdio para Matar é a primeira grande obra-prima de Dario Argento no estilo giallo, como são conhecidos os filmes de suspense italianos, sempre com homicidas com luvas pretas e muito sadismo nas cenas de morte. Argento, antes, fez seu aprendizado no gênero com a 'Trilogia dos Bichos': O Pássaro das Plumas de Cristal (1970), O Gato de Nove Caudas (1971) e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971), e, aqui, orquestra cenas belíssimas com a câmera voyeurística.


_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário