quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

An Education, Reino Unido, 2009, 95 min
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby baseado no livro An Education (a memoir) da jornalista Lynn Barber

Wendell Borges - Filme visto dia 31/12/2009

Cotação
Valor artístico: ½
Valor de entretenimento: ½

Comentário: Que belo filme, feito com simplicidade e elegância, um lindo figurino e uma fotografia deslumbrante com destaque para as rápidas cenas de Paris. Elogiável também são as atuações de todo o elenco com destaque para Carey Mulligan no papel de Jenny, uma bela e inteligente estudante que se apaixona por um Playboy milionário chamado David, interpretado por Peter Sarsgaard. No elenco ainda temos Alfred Molina no papel de Jack, pai de Jenny e Olivia Williams no papel da professora Senhorita Stubbs. A direção ficou a cargo da diretora dinamarquesa Lone Scherfig (1959) e o roteiro foi escrito por Nick Hornby baseado no livro de memórias da jornalista Lynn Barber.



Curiosidades

  • Uma cópia do quadro The Beguillin of Merlin (1874) [Foto acima] pintado por Edward Burne-Jones (1833-1898), pintor do movimento pré-rafaelita, aparece no filme na cena em que Jenny vai pedir ajuda à sua professora.

  • O livro do escritor Clive Staples Lewis (1898-1963) traduzido no Brasil como As crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa também aparece durante o filme.


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário