terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Guerra ao terror, Hurtlocker,EUA, 2008, 131 min
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro:Mark Boal

Wendell Borges - Filme visto dia 28/12/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Guerra ao Terror foi dirigido por Kathryn Bigelow, ela é a ex-esposa do diretor James Cameron, estiveram casados durantes três anos, de 1989 até 1991, neste período Kathryn dirigiu dois filmes, um thriller chamado Jogo Perverso estrelado por Jamie Lee Curtis e um de seus maiores sucessos, ou talvez o maior até aqui, o filme Caçadores de Emoção (1990) estrelado por Keanu Reeves e o recém-falecido Patrick Swayze, filme este com produção de James Cameron.

Kathryn tem demonstrado ao longo dos anos ser uma diretora que sabe dosar bem as cenas de ação com a parte dramática e neste Guerra ao Terror ela chega a um momento sublime de sua carreira, o filme é excelente, uma pequena obra-prima com um suspense crescente, uma reflexão profunda com grandes cenas dramáticas sobre os conflitos de soldados no Iraque e uma beleza plástica fascinante nas cenas de ação. Tudo indica que o filme possa ser uma das surpresas do Oscar 2010 e acredito que ela deve ser indicada na categoria de Melhor Diretor. O que não dá para entender é como um filme desses é lançado no Brasil diretamente para o mercado de DVD e só agora resolveram corrigir o erro com o lançamento marcado para 05 de fevereiro de 2010.

Não posso deixar de destacar as atuações de Jeremy Renner, impressionante no papel do Sargento de primeira classe William James e seus companheiros, o Sgt. JT Sanborn, brilhantemente interpretado por Anthony Mackie e ainda Brian Geraghty no papel do soldado Owen Eldridge. Há no filme também as participações de Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse e Evangeline Lilly (a Kate do seriado Lost) em pequenas pontas.


Elenco / Personagens



____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário