quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A Saga Crepúsculo: Lua Nova, EUA, The Twilight Saga: New Moon, 2009, 130 min
Direção: Chris Weitz
Roteiro: Melissa Rosenberg baseada no Romance de Stephenie Meyer

Wendell Borges - Filme visto dia 31/12/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Mais um femômeno passageiro que pegou carona no sucesso da vendagem dos livros da escritora Stephane Meyer e aumentou a popularidade com a chegada do primeiro filme, Crepúsculo (2008) ano passado.

A figura inexpressiva e pálida do ator Robert Pattison de alguma forma inexplicável caiu no gosto das mulheres e o romantismo piegas do filme conseguiu fisgar o coração de uma legião de fãs. Não consegui novamente ver muitas coisas positivas no melodrama, os diálogos são péssimos, a trama é medíocre e o tédio proporcionado pela narrativa, em alguns filmes o tédio é proposital e tem função simbólica e estética, mas aqui é roteiro ruim mesmo. Há um vácuo tremendo no meio da produção, os próprios atores parecem constrangidos quando disparam suas falas e sei que não adianta nada dizer que o filme é fraquinho, ruim, desperdício de dinheiro, o que importa é que há muitas pessoas que suspiram, vibram e torcem para os moçinhos e para a meiga heroína. Convocaram o ator inglês Michael Sheen para dar alguma pompa ao vazio, mas suas pequenas pontas não são capazes de salvar o filme do marasmo.

A direção desta vez ficou a cargo de Chris Weitz, diretor que tem no seu currículo filmes como A Bússola de Ouro e American Pie (não creditado, os créditos da direção ficaram com seu irmão Paul Weitz). Os efeitos especiais são razoáveis, talvez a única coisa que se salve, uma pena, pois quando lembro de filmes como o sueco Deixe ela entrar, fico pensando como a saga mesmo com um fiapo de trama tão bobinho poderia render pelo menos um belo filme com um desenvolvimento mais artístico e mais condizente com o alarde do marketing que o envolve. O custo de Lua Nova foi de U$ 50 milhões e as bilheterias só comprovam o fenônemo de popularidade que a saga ganhou, pois já passa de U$ 600 milhões de arrecadação nas bilheterias segundo dados do site Box Office Mojo.

Os méritos e elogios ficam para toda a equipe de Marketing e produção, que conscientes do produto fraquinho que tem em mãos souberam explorar bem o elenco e falaram de alguma forma a linguagem que cativou muitos adolescentes e até mesmo alguns não tão adolescentes.

O filme não teve logicamente boa recepção junto à crítica, só para citar um exemplo, o site Rotten Tomatoes de 199 críticas, 143 foram negativas e somente 56 positivas. O que claro, eu já sei, não tem a menor importância para os fãs que não vão dar a mínima para o que pensam os críticos e vão continuar enchendo os cofres do estúdio Summit. E vem aí Eclipse, terceiro capítulo da saga já em ponto de bala para as férias de 2010.


Sinopse: Um incidente na festa de aniversário de Isabella "Bella" Swan (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada, Bella encontra consolo ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada. Quando descobre que a vida de Edward está em perigo, Bella corre contra o tempo para ajudá-lo no combate aos Volturi, um dos mais poderosos clãs de vampiros existentes.

  • Veja também o comentário de Crepúsculo [Filme visto dia 18/01/2009]
Elenco / Personagens

* Kristen Stewart (Isabella "Bella" Swan)
* Robert Pattinson (Edward Cullen)
* Taylor Lautner (Jacob Black)
* Dakota Fanning (Jane)
* Michael Sheen (Aro)
* Ashley Greene (Alice Cullen)
* Peter Facinelli (Dr. Carlisle Cullen)
* Elizabeth Reaser (Esme Cullen)
* Kellan Lutz (Emmett Cullen)
* Nikki Reed (Rosalie Hale)
* Jackson Rathbone (Jasper Hale)
* Bronson Pelletier (Jared)
* Alex Meraz (Paul)
* Kiowa Gordon (Embry Call)
* Billy Burke (Charlie Swan)
* Chaske Spencer (Sam Uley)
* Edi Gathegi (Laurent)
* Rachelle Lefevre (Victoria)
* Christopher Heyerdahl (Marcus)
* Charlie Bewley (Demetri)
* Daniel Cudmore (Felix)
* Graham Greene (Harry Clearwater)
* Anna Kendrick (Jessica)
* Michael Welch (Mike Newton)
* Christian Serratos (Angela Weber)
* Gil Birmingham (Billy Black)
* Brenna Roth (Emily)
* Noot Seer (Heidi)
* Jamie Campbell Bower (Caius)
* Justin Chon (Eric Yorkie)


__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário