sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

À Beira do Abismo, The Big Sleep, EUA, 1946, 115 min
Direção: Howard Hawks

Wendell Borges - Filme visto dia 22/01/2010

Cotação
Valor artístico: ½
Valor de entretenimento: ½

Comentário: O charme e a qualidade desta produção deve-se às boas performances do casal Humphrey Bogart (1899-1957) e Lauren Bacall, à beleza estonteante de Martha Vickers (1925-1971), à direção precisa de Howard Hawks e ao roteiro intrigante baseado na obra do escritor Raymond Chandler (188-1959), um mestre do gênero policial. É um dos mais famosos filmes do estilo Noir e também um dos melhores trabalhos do grande ator Humphrey Bogart.

A trama tem início quando o detetive Philip Marlowe, interpretado por Bogart, é contratado por um milionário chamado Sternwood, papel de Charles Waldron, para que este investigue as reais intenções de Arthur Geiger, que está chantageando sua filha mais nova com dívidas de jogo. O filme começa simples e vai entrando em um labirinto interminável de personagens e situações onde ninguém parece dizer a verdade enquanto o espectador esforça-se para acompanhar todas as reviravoltas da trama.

Sinopse [Fonte: Adorocinema]: Um detetive particular, Philip Marlowe (Humphrey Bogart), é chamado por Sternwood (Charles Waldron), um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody (Louis Jean Heydt) deixasse Carmen (Martha Vickers), sua filha mais nova, em paz. Agora Arthur Gwynn Geiger (Theodore von Eltz) quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto. Antes que saia da mansão Vivian (Lauren Bacall), a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu. Marlowe segue Geiger até a casa dele e fica vigiando. Então repentinamente ouve um tiro e vê um carro fugindo. Marlowe constata que Geiger foi morto e ao lado dele está Carmen, que não tem noção do que está acontecendo, pois está drogada. Ele a leva para casa e deixa Carmen aos cuidados de Vivian, construindo um álibi ao dizer para Vivian que, para todos os efeitos, Carmen ficou ali toda a noite. Porém esta era apenas a primeira de várias mortes.


Elenco / Personagens



___________________________________________________________

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog
    tenho este filme e poderei assistí-lo novamente e fazer um comentário.Favor me orientar quanto aos que estão em vemelho como este, se estão disponiveis para baixar e serem analizados e pontuados.Antecipo agradecimentos por me enviar os lançamentos e esclarecimentos no meu email.
    amicuscine

    ResponderExcluir