sábado, 16 de janeiro de 2010


A Canção de Lisboa, Portugal, 1933, 92 min
Direção: José Cottinelli Telmo
Roteiro: José Cottinelli Telmo

Wendell Borges - Filme visto dia 16/01/2010

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Um clássico da comédia portuguesa e também o primeiro filme sonoro inteiramente realizado por portugueses, fez grande sucesso em Portugal e no Brasil na época de seu lançamento em novembro de 1933. A atriz Beatriz Costa (1907-1996) e o gordinho Vasco Santana (1898-1958) fizeram o par cômico e romântico deste filme e ficaram consagrados durante os anos 30 como grandes comediantes portugueses. Ela atuou em outros sucessos populares portugueses como O Trevo de Quatro Folhas (1936) e A Aldeia da Roupa Branca (1939) ainda durante os anos 30. A direção ficou por conta do arquiteto José Cottinelli Telmo e segundo as pesquisas que fiz para realizar este comentário li que apesar do filme ter sido creditado para José Cottinelli, houve a colaboração de um diretor português chamado Chianca de Garcia (1898-1983), que anos mais tarde iria se naturalizar brasileiro e realizar dois filmes no Brasil. Vale destacar também a atuação de Antonio Silva que interpreta o Alfaiate Caetano, pai de Alice, interpretada por Beatriz Costa. A Canção de Lisboa é um filme leve, agradável e com boas passagens musicais, além de ter um elenco que cativa o espectador pela espontaneidade das interpretações. O hoje centenário diretor Manoel de Oliveira, o mais velho do mundo ainda em atividade atua no filme no papel de Carlos, o melhor amigo do personagem de Vasco Santana.

Sinopse: O boêmio Vasco Leitão é reprovado em seu exame de Medicina e continua a enganar suas Tias ricas dizendo que tem um enorme escritório e que é um grande médico de Lisboa. Enquanto isso ele paquera Alice, a filha de um Alfaiate interesseiro. A vida mansa de Leitão está com os dias contados, pois suas tias resolvem ir até Lisboa visitar seu escritório e ele então tem que se rebolar para continuar escondendo a verdade.


Elenco / Personagens



Beatriz Costa (Alice)
Vasco Santana (Vasco Leitão)
António Silva (Alfaiate Caetano)
Teresa Gomes (Tia de Trás-os-Montes)
Sofia Santos (Tia de Trás-os-Montes)
Alfredo Silva (Sapateiro)
Manoel de Oliveira (Carlos)
Eduardo Fernandes (Quicas).

Não deixe de ler [Fontes pesquisadas para elaboração deste comentário]
1. http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?FilmeID=152
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Can%C3%A7%C3%A3o_de_Lisboa


___________________________________________________________________

2 comentários:

  1. É um dos grandes filmes portugueses. Uma comédia como já não se fazem. Conta com actores imortalizados como Vasco Santana, António Silva ou Beatriz Costa. E já por lá andava o mais conhecido realizador português, Manoel de Oliveira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Elenco cativante e as músicas são muito bonitas, uma delícia de se ouvir. Eu não conhecia os atores Vasco Santana e Beatriz Costa e em breve tentarei conseguir os outros filmes mais conhecidos destes atores.

    ResponderExcluir