sábado, 30 de janeiro de 2010

Criação, Reino Unido, 2009, 108 min
Direção: Jon Amiel
Roteiro: John Collee
Ficha no IMDB: Creation

Wendell Borges - Filme visto dia 30/01/2010

Cotação
Força estética: ½

Comentário: Com direção de Jon Amiel (Sommerby - O retorno de um estranho) e roteiro escrito pelo escocês John Collee, este filme retrata de forma romanceada os momentos da vida do grande cientista Charles Darwin (1809-1882) nos quais pesquisou e escreveu a obra-prima A Origem das Espécies publicado em 1859. O roteiro foi baseado no livro Anne's Box escrito por Randal Keynes (1948), tetraneto de Darwin.

O filme tem grandes interpretações, mas é conduzido sem muita vibração. O esquema da visão espiritual do Charles Darwin atormentado é apenas razoável no ponto de vista dramático, mas serve como curiosidade de ver romanceado um fato científico dos mais importantes. O erro talvez tenha sido concentrar-se apenas na vida familiar de Darwin e em sua relação com a esposa mostrando seu sofrimento com a morte da filha mais velha Anne Darwin. A repercussão de suas pesquisas e descobertas praticamente passa nula pela trama. Para finalizar o comentário vale ressaltar esta curiosidade, os atores Paul Bettany (Darwin) e Jennifer Connelly (Emman Darwin) são casados na vida real.


Elenco / Personagens


____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Nada melhor do que uma pessoa experiente para falar sobre um determinado assunto. Você está correto no seu comentário. Talvez porque conhecesse um pouco da vida científica do Darwin apreciei tê-lo visto vivendo suas fraquezas, sua condição humana. O conflito religioso, a velha questão: ciência objetiva versus religião o subjetivo.É por aí.

    ResponderExcluir