terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Horas de Verão, L'Heure d'été, França, 2008, 103 min
Direção: Olivier Assayas
Roteiro: Olivier Assayas

Wendell Borges - Filme visto dia 19/01/2010

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Olivier Assayas (1955) dirige um grande elenco em um filme que nos faz lembrar de forma nostálgica de nossa infância e das coisas que vamos deixando e abandonando pela estrada da vida. No filme, muitas das peças de museu ali mostradas tem um grande valor no mercado mundial da arte, mas outras tem valor apenas sentimental, familiar. A história das três gerações de uma família, cuja matriarca interpretada pela excelente Edith Jacob é narrada de forma simples e elegante, e à medida que a narrativa vai se desenvolvendo vamos nos integrando às escolhas, questionamentos e reflexões das personagens. O filme discute conflitos de gerações em um mundo cada vez mais aproximado pela tecnologia, e ao mesmo tempo tão distante em humanidade.

Elenco / Personagens
Juliette Binoche - Adrienne
Charles Berling - Frederic
Jérémie Renier - Jérémie
Edith Scob - Helene [A mãe]
Dominique Reymond - Lisa
Valérie Bonneton - Angela


Artistas citados durante o filme

Félix Bracquemond (1883- 1914) - Pintor e água-fortista ( ou aquafortista - Definição: É um gravador que faz peças a água-forte, uma substância azótica na qual os artistas criam objetos decorativos, também se refere às chapas gravadas à água-forte)
Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875) - Pintor realista
Odilon Redon (1840-1916) - Pintor simbolista



______________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Um filme que também me agradou bastante. Simples, respirando como uma recordação da nostalgia que pode ou não ser vivida no futuro, pois cada um segue o seu rumo. Um bom exemplo do cinema francês.

    8/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir