segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


A Terça parte da noite
, Trzecia Czesc Nocy, Polônia, 1971, 105 min
Direção: Andrzej Zulawski
Roteiro: Andrzej Zulawski - Miroslaw Zulawski

Wendell Borges - Filme visto dia 11/01/2010

Cotação
Valor artístico: ½
Valor de entretenimento:

Comentário: Andrzej Zulawski (1940) é um diretor polaco pouco conhecido aqui no Brasil, ele foi assistente de Andrzej Wajda (1926), diretor também polonês que conseguiu um destaque internacional maior que Zulawski. Esta é minha primeira experiência com a obra deste diretor e confesso que fiquei admirado com a qualidade deste filme, uma paranóia intensa, um clima de pesadelo, dor e desespero muito bem construídos.

A trama se passa durante a ocupação Nazista na Polônia, e narra os pesadelos vividos por um jovem chamado Michal, que após a morte da esposa e do filho participa de um grupo de estudos de tifo com vários cientistas. Após ser contaminado pela doença passa a ter alucinações e começa a ver a mulher morta em todos os lugares. O melhor do filme além da excelente trilha sonora é o modo como Zulaswki através dos simbolismos religiosos do Apocalipse, cria um intenso clima de pesadelo com angustiantes dramatizações da vida de um jovem atormentado psicologicamente pela insanidade da guerra. As cenas mais intensas como a do nascimento do bebê e o momento em que Michal vê a si próprio morto em uma cama são as cenas mais intensas, talvez as que ficarão na memória daqui há alguns anos.

Elenco / Personagens
Malgorzata Braunek - Marta
Leszek Teleszynski - Michal
Jerzy Golinski - O pai de Michal

Curiosidade: A personagem Marta interpretada pela atriz Malgorzata Braunek recita trechos do apocalipse.

(Apocalipse 9:1)- E O QUINTO anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

(Apocalipse 9:2) - E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.

(Apocalipse 9:3) - E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.

(Apocalipse 9:4) - E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.

(Apocalipse 9:5) - E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.

(Apocalipse 9:6) - E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.


Veja Também
1. http://www.andrzej-zulawski.com/ [Fan site - Inglês]

______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário