quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Brendan e O Segredo de Kells, The Secret of Kells, França/Bélgica/ Irlanda, 2009, 75 min
Direção:Tomm Moore
Roteiro:Fabrice Ziolkowski baseado em conto escrito pelo diretor Tomm Moore
Site Oficial: Brendan and the Secret of Kells

Wendell Borges - Filme visto dia 03/02/2010

Cotação
Força estética:


Comentário: Eis o desenho que deveria levar o Oscar de melhor animação, mas mesmo considerando Up e Coraline duas obras primas, O Segredo de Kells é o trabalho artístico mais considerável e mais belo em termos de animação entre todos os que pude assistir em 2009 até a data de hoje. Das animações que mais ganharam destaque em 2009 ainda me resta assistir ao desenho da Disney, A Princesa e O Sapo, e quem sabe eu não mude minha opinião sobre qual seria a melhor animação, mas por enquanto fica valendo meu voto para este belo desenho, mesmo tendo quase certeza de que Up irá levar o prêmio.

Deixando as divagações de lado vamos voltar a falar sobre O Segredo de Kells. A direção ficou a cargo do inglês Tomm Moore e o roteiro foi escrito por Fabrice Ziolkowski baseado em conto escrito pelo diretor Tomm Moore. O desenho todo se baseia em iluminuras medievais e na obra The Book of Kells ou o Grande Evangeliário de São Columba, escrito em Latim contendo os quatro evangelhos do Novo Testamento produzidos nos monastérios da Irlanda, Escócia e do norte da Inglaterra entre o final do século VI e o início do IX. O Segredo de Kells é um daqueles filmes que eu vou querer comprar o DVD e ter na minha coleção de originais assim que o produto estiver à venda.

A história se passa no século 9 e narra as aventuras de Brendan, um jovem de 12 anos que é educado por seu tio, o abade Cellach. Um certo dia, Brendan encontra Aidan, um ilustrador que lhe mostra a beleza da arte e estimula sua fantasia e criatividade. Brendan aventura-se pela floresta em busca de umas pequenas frutas para fabricar tinta e assim poder ajudar Aidan a escrever as últimas páginas do Livro mágico de Aidan. É na floresta que ele conhece a fada Aisling que o ajudará na sua missão.


Sinopse: Em um mosteiro, o mais fantástico dos livros precisa ser concluído e mostrado ao mundo. Esta misteriosa tarefa é dada a Brendan, um menino de apenas 12 anos. Para completar o lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma misteriosa menina-lobo. E ainda desobedece ao seu amado tio, o Abade Cellach, se perdendo na floresta encantada onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal. Mas este é apenas o começo da jornada para Brendan se tornar o mais especial dos escribas.

Vozes / Personagens
Brendan Gleeson - Abbot Cellach
Mick Lally - Aidan
Evan McGuire - Jovem Brendan
Michael McGrath - Brendan adulto
Christen Mooney - Aisling
Liam Hourican - Irmão Tang
Paul Tylack - Irmão Assoua
Paul Young - Irmão Square


Links para acessar
Site da banda irlandesa Kila - responsáveis pela performance da banda sonora do filme.
o responsável pelas composições musicais - o francês Bruno Coulais (1954)



Este é o diretor do desenho: Tom Moore [Acesse o blogue de produção do desenho - em inglês ]


Algumas imagens do desenho que escolhi na internet para ilustrar sua beleza para os que ainda não puderam vê-lo















_____________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Eu gostei p/ caramba do desenho, mas da metade pro final fica muito estranho o roteiro, me decepcionei bastante no final =D P/ mim Ponyo ainda é melhor =D

    ResponderExcluir