terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


Goodbye Solo, EUA, 2008, 91 min
Direção: Ramin Bahrani
Roteiro: Ramin Bahrani

Wendell Borges - Filme visto dia 02/01/2010

Cotação
Força estética:

Comentário: Escrito e dirigido pelo norte-americano Ramin Bahrani, este filme minimalista é um daqueles trabalhos que exigem paciência do espectador, mas que ao final recompensam todo o tempo passado em frente à tela. A força deste trabalho reside nas boas interpretações dos protagonistas, Souléymane Sy Savané que interpreta o taxista Solo, e o misterioso velhinho chamado William, interpretado por Red West (1936). A cena final na pedra de Blowing Rock é cheia de beleza e pontua com altivez toda a construção dramática do filme.

Este trecho só leia se já tiver visto o filme [Spoilers!] Claro que eu fiquei esperando ansioso para saber os motivos que levaram William a ficar tão rude e solitário, e nunca ficamos sabendo realmente qual o parentesco dele com o jovem que o atende à noite na bilheteria do cinema, e ficamos apenas imaginando o final quando ele sobe a escada de pedra e troca olhares com Solo, mas pensei que talvez qualquer que fosse a revelação tiraria a força e o brilho de todo o conjunto dramático da película. Vale destacar também a bela fotografia de Michael Simmonds. Por ser um filme daqueles que a força das imagens falam bem mais que as palavras, pelas grandes atuações e pelo resultado do conjunto, roteiro, atuações, direção e fotografia, eu o considero uma obra-prima.


Curiosidade: 1. A cidade de Blowing Rock, cenário das cenas finais do filme Goodbye Solo, leva o nome de uma formação rochosa incomum, localizada a cerca de 1.500 pés (460 m) acima do desfiladeiro do rio Johns. Devido à forma e tamanho da pedra, as correntes de vento do desfiladeiro fazem com que objetos atirados na ponta da rocha ao invés de caírem são lançados para cima devido ao forte sopro em sentido vertical das correntes de vento.

2. Red West já foi guarda-costas e amigo íntimo de Elvis Presley (1935-1977).


Elenco / Personagens



_________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário