sexta-feira, 28 de maio de 2010


A centopéia Humana
de Tom Six, Holanda, 2010, 90 min

Filme visto dia 28/05/2010

Cotação
Força estética:

NÃO VEJA O TRAILER!
ASSISTA PRIMEIRO E DEPOIS TIRE SUAS CONCLUSÕES.
INDICADO PARA FÃS DE FILMES GORE DE BAIXO ORÇAMENTO, MAS QUE CONSEGUE CRIAR GRANDES MOMENTOS DE TENSÃO!!!

Comentário: Um filme que vem fazendo bastante sucesso na Internet e nos Festivais pelos quais passou, e que tem dividido a crítica especializada, no Rotten Tomatoes por exemplo foram 28 críticas positivas contra 31 negativas. Eu sou suspeito para comentar já que o gênero trash de horror é dos meus preferidos, mas mesmo assim vou dar minha opinião para os leitores deste humilde blogue.

O filme tem sua cota de clichês, mas é bom, é nojento e sarcástico, consegue criar tensão e nervosismo, pelo menos provocou estas sensações em mim, e olha que eu já assisti muito filme gore com todo tipo de nojeira. Li uma resenha em um blogue que o comentarista disse ter se decepcionado com o filme porque havia visto o trailer e este entregava tudo, que estragava o suspense, então, não sei se isto foi uma das coisas que me fez gostar mais do filme, já que eu não vi o trailer e já que o trailer parece estragar um pouco das surpresas, então recomendo a todos que vejam logo direto, sem ver o trailer.

Indicado para os fãs de bons filmes trash, com baixo orçamento, mas que consegue ter uma boa qualidade, e aliás, um filme com este roteiro e este trailer sendo exibido só poderia virar mesmo cult na internet. Algo que não entendi em algumas críticas que andei lendo é, afinal de contas, precisa de alguma explicação para um cirurgião louco especializado em fazer cirurgias para separar gêmeos siameses, entenda bem, "cirurgião alemão louco", um doente mental logicamente, que diz odiar seres humanos, ele precisa de algum motivo fora do eixo da ficção científica, para por em prática sua mente doentia? afinal, sem isto, sem essa imaginação amalucada dos idealizadores do projeto, o cinema underground logicamente mais cedo ou mais tarde iria cair na mesmice, sem provocar o espectador, pois estaria sujeito a pensar o politicamente correto em um mundo de imaginação chamado Cinema de Horror Gore/Trash/Splatter.


Antes de finalizar o comentário, quero tecer elogios à atuação do ator Dieter Laser, que faz o cirurgião alemão maluco do filme chamado Dr. Heiter.


------------------------
Veja também
Fearnet [Avaliação positiva]
Karina Longworth

Avaliações negativas
J.R. Jones
Michel Ordoña


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário