domingo, 30 de maio de 2010

Um Filme Falado

de Manoel de Oliveira, Portugual/França/Itália, 2003,  96 min

Filme visto dia: 30/05/2010

Comentário
Força estética: 1/2 

Comentário: Um pecado que agora começarei a redimir em minha viagem pelo mundo do cinema é a de nunca ter visto um filme do diretor português Manoel de Oliveira, hoje já com mais de 100 anos de idade e uma sólida e prestigiada carreira como diretor de cinema, iniciada em 1942 com o filme longa-metragem Aniki-Bobó. Ele que é atualmente o mais velho diretor de cinema ainda em atividade, recentemente lançou mais um filme, O Estranho Caso de Angélica (2010) exibido no Festival de Cannes.

Hoje parei para conferir um de seus filmes mais recentes, o brilhante Um Filme Falado rodado em 2003 com Catherine Deneuve (1943) e John Malkovich (1953) no elenco, além da charmosíssima atriz portuguesa Leonor Silveira interpretando a Professora de História chamada Rosa Maria. O filme pode soar a princípio entendiante ou chato de se ver, mas é só ter um pouco de paciência e aguardar pelo grande clímax do filme, que é simplesmente arrebatador. Obrigatório!


Obs: A encantadora menina Felipa de Almeida que interpreta a pequena Maria Joana, filha da Professora de História Rosa Maria voltou a fazer um filme com Manoel de Oliveira no ano de 2005, O Espelho Mágico.


_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário