terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Atire a Primeira Pedra
de George Marshall, Destry Rides Again, EUA, 1939, 94 min

Filme visto dia: 22/02/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Atire a Primeira Pedra é um Faroeste com toques cômicos protagonizado por James Stewart em seu primeiro papel neste gênero, e Marlene Dietrich em seu típico papel de cantora de boate, ambos apoiados por bom elenco de coadjuvantes.

A trama ocorre na cidade fictícia de Bottleneck onde um bando de corruptos e trambiqueiros, incluindo o prefeito da cidade, atormentam e roubam os jogadores viciados tirando-lhes todo o sustento. Após o desaparecimento do Xerife Keogh (Joe King), o prefeito nomeia um velho beberrão chamado Washington Dimsdale, interpretado por Charles Winninger para ser o novo Xerife da cidade, o que eles não esperavam é que Dimsdale iria convidar o filho de um famoso Xerife amigo dele para ser o seu delegado e ajudante, é aí que entra em cena o personagem Tom Destry Jr., interpretado por James Stewart em seu primeiro papel em um faroeste.

O filme é uma delícia de se ver, com momentos antológicos como a briga entre Frenchy, interpretada por Marlene Dietrich, e Lily Belle Callahan, papel de Una Merkel (1903-1986) e claro, o clímax final com as mulheres encerrando o conflito surrando os maridos.

--------------------------------------------------------
Anotação:
Um dos melhores momentos do filme quando Tom Destry Jr. dá uma dura na personagem Frenchy interpretada por Marlene Dietrich dizendo: "Aposto que atrás de toda essa maquiagem está um lindo rosto. Porque não experimenta limpá-lo um dia e ver como fica? E veja se descobre como o mantê-lo limpo."




______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário