segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial
de Aamir Khan, Taare Zameen Par, India, 2007, 165 min
Site oficial: http://www.taarezameenpar.com/

Cotação
Força estética: ½

Comentário: Filme que trata do problema da dislexia com direção do famoso diretor indiano Aamir Khan (1965), que também atua interpretando o professor de artes chamado Nikumbh. No elenco temos uma atuação surpreendente do jovem Darsheel Safary (1996) que tinha 09 anos na época das gravações e interpreta um menino disléxico de 08 anos chamado Ishaan Awasthi.

Estrelas na Terra é uma produção da indústria indiana de Bollywood e tem quase 3 horas de duração, não tem aqueles números musicais exuberantes e coloridos que pontuam quase que cem por cento das produções de Bollywood, mas mesmo assim encontraram um jeito de inserir clipes musicais, todos contextualizados dentro da trama, sem as danças e coreografias típicas. Apesar dos clichês o filme tem qualidade suficiente para entreter, emocionar e provocar reflexões. A trilha sonora é excelente, o elenco é carismático e a trama ressalta a importância da Arte como ferramenta pedagógica.

O que mais me deixa triste quando vejo filmes como Taare Zameen Par é a falta que sinto do Teatro nos cursos de Letras, Matemática, História, Geografia, enfim, nos cursos que são voltados para a área de Ensino/Educação, pois sou professor e acredito que todo docente deveria ter aulas de Teatro dentro da grade curricular do curso, ajudaria muito os profissionais, principalmente aqueles que trabalham com o ensino básico e fundamental. Talvez deva ir um pouco além disso, aulas de malabarismo, trapézio e como entrar na sala de aula dando piruetas e cambalhotas. Serviria também algumas aulas de como fazer truques mágicos, contar piadas e tudo o que servisse para o entretenimento na sala de aula. Tudo isto é algo a se pensar para a educação do futuro. Talvez só assim aos poucos as escolas fiquem mais parecidas com Circos do que Presídios. A Profissão do professor do futuro irá mesclar as atividades circenses com as pedagógicas, irá mesclar arte com matemática, dentre outras misturas. Pensemos nisso, que tal aulas de Inglês com Teatro e Cinema?

-------------------------------------------------------------------------------
Anotação
Bela frase de Oscar Wilde dita pelo Professor Nikumbh em certo momento do filme - Oscar Wilde: Quem quer um cínico que sabe o preço de tudo e não conhece o valor de nada?
-------------------------------------------------------------------------------

Sinopse: Ishaan (Darsheel Safary) é um menino de oito anos que vive com sua família em um conjunto na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior quando cursava a 3ª série. Já seu irmão, Yohaan Awasthi, é o melhor da classe,tendo sucesso também como jogador de tênis. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período em que se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh (Aamir Khan), que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. Através do intenso trabalho realizado pelo professor Nikumbh com os outros professores e com a família de Ishaan o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente


CENA DO FILME






O professor Nikumbh interpretado pelo diretor do filme (Aamir Khan) se emociona ao entrar no quarto de Ishaan.























o diretor, ator e produtor indiano Aamir Khan (1965)











Trailer






Trilha Sonora

No. Título Cantores Duração
1. "Taare Zameen Par" Shankar Mahadevan, Dominique Cerejo, Vivienne Pocha 7:08
2. "Kholo Kholo" Raman Mahadevan 5:01
3. "Bum Bum Bole" Shaan, Aamir Khan 5:32
4. "Jame Raho" Vishal Dadlani 2:59
5. "Maa" Shankar Mahadevan 5:14
6. "Bheja Kum" Shankar Mahadevan, Bugs Bhargava, Shankar Sachdev, Roaj Gopal Iyer, Ravi Khanwiker, Loy Mendonsa, Amole Gupte, Kiran Rao, Aamir Khan, Ram Madhavni 2:07
7. "Mera Jahan" Adnan Sami, Auriel Cordo, Ananya Wadkar 6:32
8. "Ishaan's Theme" Loy Mendonsa, Shankar Mahadevan, Ehsaan Noorani 4:13





Mera Jahan - Taare Zameen Par





--------------------------------------------------------

Maa - Taree Zameen Par


A bela canção do vídeo abaixo ganhou o prêmio de Melhor Cantor para Shankar Mahadevan no Oscar Indiano - Nation Film Award for Best Male Playback Singer.

http://en.wikipedia.org/wiki/National_Film_Award_for_Best_Male_Playback_Singer






________________________________________________________

2 comentários:

  1. Este filme foi um divisor de águas em minha vida.Sou mãe de uma criança TDH e que possui déficit de atenção, quando assisti ao filme, aqui em Sorocaba, percebi o quanto as crianças tem seus talentos suprimidos pelos adultos , e o quanto sofrem por não serem ouvidas, entendidas.É um filme belíssimo.!!Divulgado no "boca a boca" entre os educadores.Parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. É um belo filme realmente e tem momentos cheios de emoção, acredito que para quem lida diretamente com crianças disléxicas deva emocionar ainda mais.

    ResponderExcluir