sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Experiência
de Oliver Hirschbiegel, Das Experiment, Alemanha,2001

Filme visto dia: 05/02/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Quando soube que o filme norte-americano A Detenção (The Experiment/2010) era uma reflimagem do filme alemão A Experiência (Das Experiment) realizado em 2001 resolvi então assistir primeiro o original, e agora após sentir o quanto o filme alemão é bom, uma pequena obra-prima, estou curioso para ver a versão americana e observar o que foi alterado em termos de roteiro, atuação e montagem.

O elenco do original é excelente, e faço uma ressalva à beleza exótica da atriz Andrea Sawatzi, perfeita no papel da cientista Jutta Grimm. O ator principal, Moritz Bleibtreu (1971), também convence bastante na pele do jornalista e taxista Tarek Fahd, e o filme não seria o mesmo sem a atuação do Justus von Dohnányi na pele do odiável Berus.

A trama narra o drama vivido por 20 voluntários que ingressam em uma experiência de um cientista chamado Klaus Thon, interpretado por Edgar Selge, para ficarem confinados durante 14 dias em uma prisão. O roteiro foi baseado na novela "Black Box", de Mario Giordano (1963), que também colaborou com o roteiro juntamente com Don Bohlinger e Christoph Darnstadt e a história foi inspirada numa experiência similar real conhecida como "Stanford Prison Experiment" conduzida em 1971.


-------------------------------------------
ELENCO


















Na foto acima o Dr. Klaus Thon interpretado por Edgar Selge e a bela Andrea Sawatzki interpretando Jutta Grimm.



________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário