quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Fonte da Imagem acima: Site oficial

GARAPA
de José Padilha, Brasil, 2008, 110 min
Site Oficial: http://www.garapaofilme.com.br/portugues/index.htm

Filme visto dia: 10/02/2011

Cotação
Força estética:


Comentário: O diretor de Tropa de Elite, José Padilha, lançou em 2008 na 32ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo um documentário que retrata a realidade de três famílias nordestinas do Município Cearense chamado Choró e uma na periferia de São Paulo, em situações de extrema pobreza e em luta constante pela sobrevivência. O título a princípio iria se chamar "Fome", mas no decorrer das filmagens mudaram o título para Garapa, um composto de água com açúcar que as mães servem para os filhos durante o filme com o intuito de enganar a fome.

O documentário recebeu críticas positivas e negativas por parte da imprensa especializada e é o típico filme que provoca revolta e tristeza pelas condições de vida das pessoas ali retratadas. O diretor se inspirou esteticamente no filme Vidas Secas (1963) de Nelson Pereira dos Santos e rodou a obra inteiramente em preto e branco.


José Padilha comentando sobre o filme [Trecho retirado da matéria exibida na Folha Online]: "Eu não podia dar comida [...], senão eu não conseguia fazer o filme que fiz. Mas eu sabia que eles não iam morrer de fome [...]. E eu sabia que no final eu ia poder ajudar."








O Diretor José Padilha fala sobre o filme para o programa Metrópolis




___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário