domingo, 6 de fevereiro de 2011


A Grande Loja
de Charles Reisner, The Big Store, EUA,1941, 83 min

Filme visto dia: 06/02/2011

Cotação
Força estética:


Comentário: Esta é apenas a segunda comédia que eu assisto com os famosos irmãos Marx, a primeira foi Os Galhofeiros (1930), que vi ano passado, uma pena não ter o tempo que gostaria para ver mais e mais filmes, e claro, mais filmes deste talentoso grupo de atores, músicos e artistas circenses que eram os irmãos Marx. Fiz algumas anotações enquanto via o filme e selecionei alguns momentos hilariantes, como a primeira aparição de Groucho encenando para uma cliente que era um detetive super ocupado e procurado e a rocambolesca cena final com Groucho, Harpo e Chico fugindo do vilão com a foto incriminadora.

Além disso, fui pesquisar os trechos dos poemas citados por Groucho para a personagem da atriz Margaret Dumont (1882-1965) e a que ela recita para Groucho em certo momento do filme que podem ser observados nesta postagem lá embaixo. Outra curiosidade, há uma cena externa na qual aparece um cinema com o filme O Rei da Alegria (Strike up the band) com Mickey Rooney e Judy Garland no elenco.

Abaixo selecionei também um dos momentos mais legais do filme, a performance de Virginia O'Brien (1919-2001) cantanto "Rock-a-bye Baby" em um dos números musicais de A Grande Loja.



e o número musical maior do filme em termos de figurinistas, com Groucho cantando "Sing While You Sell".




Este foi o último filme dos Irmãos Marx com a Metro Goldwyn Meyer, e também a última vez que Groucho e Margaret Dumont atuaram juntos.


----------------------------------------------------------
CURIOSIDADES

Poemas citados no filme

Groucho recita o trecho do poema She Walks in Beauty do poeta inglês Lord Byron (1788-1824) para a personagem Martha Phelps, interpretada por Margaret Dumont.

She walks in Beauty, like the night
Of cloudless climes and starry skies (...);

--------------------------
Martha recita um trecho do poema The Revolt Of Islam do poeta Percy Bisshe Shelley (1792-1822)

VII
Thou Friend, whose presence on my wintry heart
Fell, like bright Spring upon some herbless plain



---------------------------------------
ELENCO


___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário