terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Marrocos
de Josef von Sternberg, Morocco, EUA, 1930, 91 min

Filme visto dia: 22/02/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Segundo filme do diretor Josef von Sternberg com Marlene Dietrich, ele que a revelou em O Anjo Azul (1930), a trouxe para os Estados Unidos e realizou mais 6 filmes com ela. Os demais foram Desonrada (1931), O Expresso de Shangai(1932), A Vênus Loira (1932), A Imperatriz Galante (1934) e Mulher Satânica (1935). Marrocos concorreu a 4 oscars, Melhor Atriz Coadjuvante (Dietrich), Melhor Diretor, Melhor Fotografia (Lee Garmes) e Melhor Direção de Arte creditada para o famoso Hans Dreier (1885-1966).

Neste Marrocos Marlene contracena com Gary Cooper (1901-1961) e interpreta uma cantora chamada Amy Jolly, que logo na sua chegada a Marrocos é abordada por um milionário chamado La Bessiere, papel de Adolphe Menjou, que se apaixona por ela. Na cena mais polêmica do filme, Amy beija uma outra mulher na boca enquanto fazia sua exibição cantando e vendendo maçãs em uma boate frequentada por soldados legionários e pela alta sociedade do Marrocos. É lá que ela conhece o soldado Tom Brown, interpretado por Gary Cooper, por quem ela se apaixona perdidamente.

O filme retrata o amor obsessivo, e aliás, são os temas principais destes dois primeiros trabalhos de Sternberg com Marlene, no Anjo Azul é ela quem deixa um homem obcecado e perdidamente apaixonado, neste aqui é a personagem de Marlene que se apaixona perdidamente, abandonando uma vida de luxo e riqueza para seguir o soldado pobre. Mais um belo trabalho de Sternberg, bem filmado, com grandes atuações do elenco e uma montagem envolvente.


  • VEJA OS OUTROS 6 FILMES DA PARCERIA STERNBERG/DIETRICH JÁ COMENTADOS NESTE BLOGUE.
  1. O Anjo Azul (Josef von Sternberg) 1930 * * * * *
  2. Marrocos (Josef von Sternberg) 1930 * * * *
  3. Desonrada (Josef von Sternberg) 1931) * * * *
  4. O Expresso de Shangai (Josef von Sternberg) 1932
  5. A Vênus Loira (Josef von Sternberg) 1932 * * *
  6. A Imperatriz Vermelha (Josef von Sternberg) 1934 * * * * *
  7. Mulher Satânica (Josef von Sternberg) 1935 * * * *


Curiosidade [Fonte: adorocinema]
  • A cena em que a atriz Marlene Dietrich beija outra mulher foi inserida no roteiro por sugestão da própria Marlene Dietrich. Inclusive, esta cena escapou de ser retirada do filme pelos censores da época graças também a Dietrich. Isto porque pouco antes do beijo Dietrich pega a flor que está com a mulher e, logo após, a entrega ao personagem de Gary Cooper. Dietrich conseguiu convencer os censores a manterem a cena ao dizer que, caso ela fosse retirada, o surgimento da flor com Cooper ficaria sem explicação lógica dentro do filme.


____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário