sábado, 12 de fevereiro de 2011


O Turista
de Florian Henckel von Donnersmarck, The Tourist, EUA, 2010, 113 min

Filme visto dia: 12/02/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Bombardeado por boa parte da crítica norte-americana e também por alguns críticos brasileiros, este longa aposta nas estrelas de Johny Deep (1963) e Angelina Jolie (1975) para tentar convencer o público de que aquela aventura de espionagem merece ser vista no cinema. A produção do filme teve um orçamento de U$ 100 milhões e já arrecadou U$ 60 milhões só nos Estados Unidos e um pouco mais de U$ 220 pelo mundo afora, dados do site Boxofficemojo.

Além dos dois astros temos o diretor Florian Henckel von Donnersmarck (1973) que dirigiu o brilhante A Vida dos Outros em 2006, filme este premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e para escrever o roteiro chamaram Christopher McQuarrie, roteirista que ganhou o Oscar pelo seu trabalho no filme Os Suspeitos (1995) e Julian Fellowes que escreveu o roteiro de Assassinato em Gosford Park (2001). Este time de gente respeitada juntamente com dois astros do cinemão americano criou expectativas, e mesmo sabendo que a trama é uma refilmagem do thriller francês de espionagem “Anthony Zimmer”, produzido em 2005, tendo como protagonista a belíssima atriz Sophie Marceau, esperava-se um filme bem mais inspirado.

O grande problema de O Turista, além do roteiro um pouco previsível, é o estado morno que atinge o ritmo da narrativa, que nunca emplaca, e parece sempre estar pedindo um pouco mais de energia dos envolvidos. Vale assistir pela beleza das locações, pelo figurino suntuoso de Jolie, e por uma ou outra cena na qual Deep consegue arrancar aqueles sorrisos amarelos de canto de boca do espectador.


Curiosidade





Cartaz do filme francês dirigido por Jérôme Salle que inspirou O Turista. No elenco francês temos a bela Sophie Marceau no papel que é de Angelina Jolie e o ator Yvan Attal no papel de François Taillandier.













----------------------------------------------------


Trailer




____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário