terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Testemunha de Acusação
de Billy Wilder, Witness for the prosecution, EUA, 116 min

Filme visto dia: 08/02/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Clássico filme de tribunal dirigido pelo genial Billy Wilder (1906-2002) com grande atuação de todo o elenco e roteiro baseado em conto da escritora Agatha Christie (1890-1976). Citarei os principais nomes em cena a começar pelo brilhante ator inglês Charles Laughton (1899-1962) que interpreta o Advogado de defesa Sr. Wilfrid e sua enfermeira falastrona chamada Sra. Plimsoll interpretada pela talentosa Elsa Lanchester (1902-1986), os dois enchem a tela de carisma cada vez que trocam farpas.

Em cena ainda temos a inesquecível atuação da atriz alemã Marlene Dietrich (1901-1992) interpretando Christine, a mulher do acusado e seu marido Leonard Vole interpretado pelo grande Tyrone Power, um dos galãs e estrelas da época áurea do cinema norte-americano. Finalizando o elenco principal temos a senhora assassinada chamada Emily French, interpretada por Norma Varden (1898-1989) e sua governanta chamada Janet, interpreta por Una O'Connor (1880-1959) que veio a falecer dois anos depois do lançamento do filme.

Finalizando o comentário vou apenas ressaltar que Testemunha de acusação é um clássico inesquecível e merece ser visto com urgência pela brilhante atuação de seu elenco!


Elenco



Charles Laughton - O Advogado de defesa Sr. Wilfrid












Tyrone Power ...... Leonard Vole [o acusado]














Marlene Dietrich ........ Christine [ A cantora alemã que é levada para os Estados Unidos após conhecer e se apaixonar por Leonard Vole]






----------------------------------------------------

Abaixo um dos grandes momentos do filme: Marlene Dietrich canta "I May Never Go Home Anymore"
e em seguida conhece seu futuro marido Leonard Vole interpretado por Tyrone Power.





Curiosidade: A ópera cômica O Mikado composta por Arthur Sullivan e W. S. Gilbert é citada em certo momento do filme.

__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário