sexta-feira, 18 de março de 2011


Desejo
de Frank Borzage, Desire, EUA, 1936, 95 min

Filme visto dia: 18/03/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Um drama romântico doce e com alguns toques cômicos dirigido por Frank Borzage (1894-1962), primeiro diretor a ser agraciado com o Oscar em 1929 por seu trabalho no filme O Sétimo Céu (1927), e que aqui dirige a estrela Marlene Dietrich (1901-1992) e o astro Gary Cooper (1901-1961). A trama é bem simples e narra o romance entre uma ladra de jóias francesa chamada Madeleine de Beaupre e um engenheiro mecânico norte-americano chamado Tom Bradley que estava trabalhando em Paris, interpretado por Gary Cooper.

Após enganar o dono de uma joalheria e roubar um valioso colar de pérolas, Madeleine foge para Espanha e no caminho acaba encontrando Tom Bradley, o engenheiro mecânico norte-americano que estava saindo alegre para seus tão aguardados dias de férias. Ela se faz passar por uma rica condessa e usa o ingênuo engenheiro para conseguir passar pela alfândega colocando no bolso de seu paletó o valioso colar roubado. No elenco ainda temos John Halliday no papel de Carlos Margoli, ele que se faz passar pelo Tio da Condessa Madeleine, mas que na verdade é outro trambiqueiro, e ainda a atriz Zeffie Tilbury (1863-1950) no papel da Tia Olga.

A carismática interpretação de Gary Cooper e a sempre charmosa atuação de Marlene Dietrich, que sabia como poucas usar sua presença física para aumentar a força expressiva de suas atuações, ajudada é claro pela impecável maquiagem, iluminação e fotografia dos realizadores da obra, fizeram de Desejo um filme simples, elegante e envolvente. Há uma curiosidade sobre Desejo que merece ser citada, o famoso Ernst Lubitsch (1892-1947) dirigiu algumas cenas do filme enquanto Borzage cumpria um compromisso.

CENAS DO FILME







Marlene Dietrich e John Halliday em cena de Desejo.















Elenco
Marlene Dietrich
Gary Cooper
John Halliday
William Frawley








______________________________________

Um comentário:

  1. Deve ser muito legal,naum conhecia.
    Da hora teu blog heim.
    parabéns.
    Seguindo certo,me segue ai tbm.
    http://hiphopactivistface.blogspot.com/
    abçs
    @Ativista2

    ResponderExcluir