quinta-feira, 17 de março de 2011

Nashville
de Robert Altman, EUA, 1975, 160 min

Filme visto dia: 12/03/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Comédia musical satírica dirigida por Robert Altman (1925-2006) produzida durante o ano da renúncia do presidente Richard Nixon (19130-1994) devido ao escândalo de corrupção que ficou conhecido como Caso Watergate. A trama de Nashville retrata vários personagens, entre eles um grupo de cantores de música country e gospel residentes em Nashville, Tennessee.

O melhor de Nashville é a bela trilha sonora com várias apresentações musicais, tendo como destaques as atuações de Ronee Blackley (1945), que interpreta uma famosa cantora chamada Barbara Jean, e a canção original "I'm Easy" na performance do ator Keith Carradine (1949) que levou o Oscar de Melhor Canção Original. O filme teve outras quatro indicações, Melhor Atriz Coadjuvante para Ronee Blackley e Lily Tomlin (1939), Melhor Diretor e Melhor Filme.

Outro ponto de destaque é a crítica ao sistema político norte-americano simbolizada no filme pela candidatura à presidência do misterioso Hal Phillip Walker cujo roteiro foi desenvolvido pelo ator-roteirista Thomas Hal Phillips, ficando o roteiro geral creditado para Joan Tewkesbury. Vale ressaltar que o filme se passa em uma época de escândalos e descrença do povo norte-americano em seus ideais políticos, tanto devido ao escândalo do Watergate que resultou na renúncia do presidente Nixon quanto do fracasso militar norte-americano em sua participação na Guerra do Vietnã (1959-1975).

Abaixo coloco um vídeo do You Tube no qual podemos ouvir a canção One, I love You, que é para mim a mais bela canção desse filme, cantada por Henry Gibson e Ronee Blakley. Simplesmente belíssima.

------------------------------------------------------
Capa do Disco contendo a Trilha Sonora de Nashville lançado em 1975















One, I Love You





_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário