sábado, 5 de março de 2011


O Discurso do Rei
de Tom Hooper, The King's Speech, Reino Unido, 2010, 111 min

Filme visto dia: /2011

Cotação
Força estética:

Comentário: O grande vencedor da 83ª edição do Oscar, O Discurso do Rei , levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção para Tom Hooper, Melhor Ator para Colin Firth (1960) e Melhor Roteiro Original para David Seidler (1937).

A trama narra basicamente a luta do Rei Albert Frederick Arthur George (1895-1952) contra a gagueira que lhe deixava apreensivo e nervoso a cada vez que precisava fazer pronunciamentos em público. Depois de várias tentativas frustradas com diversos especialistas ele conhece Lionel Logue (1880-1953), um fonoaudiólogo australiano, interpretado por Geoffrey Rush (1951), que aos poucos vai conseguindo ajudá-lo a superar seu problema de dicção. O filme é daqueles trabalhos quase impecáveis, que vai desde o figurino até a bela trilha sonora e não foi à toa que ganhou 12 indicações ao Oscar.

O trabalho de Tom Hooper é elegante, e aliado com a fotografia de Danny Cohen e as atuações magníficas do trio central composto por Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter (1966) fizeram deste um dos grandes filmes de 2010.

Curiosidades:
  1. O Roteirista do filme, David Siedler, desenvolveu uma gagueira quando criança, devido, acredita ele, ao assassinato dos avós durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial. O Rei George VI foi uma inspiração para que ele superasse sua gagueira, o que fez também com que ele dedicasse vários anos a pesquisar sobre a vida do Rei George VI.
  2. Albert Frederick Arthur George (1895-1952) foi o pai da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Ele era o segundo na linha de sucessão do Rei George V (1865-1936), depois de seu irmão O Príncipe Edward (1894-1972). Ninguém esperava que Albert assumisse o trono naquele momento, já que ele era o caçula da Casa de Windsor, mas eis que em 1936, houve o pronunciamento do Príncipe Edward, interessado muito mais em sua própria felicidade do que na do império britânico, abdicou do trono deixando a responsabilidade para o irmão gago.





___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário