domingo, 27 de março de 2011


Sei Onde Fica o Paraíso
de Michael Powell e Emeric Pressburger, I Know Where I'm Going!, Reino Unido, 1945, 88 min

Filme visto dia: 27/03/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: A dupla Michael Powell (1905-1990) e Emeric Pressburger (1902-1988) tiveram sua contribuição para o cinema inglês reconhecida em 1981 quando foram agraciados com um BAFTA pelo conjunto da obra. Eles começaram a parceria em 1939 com o filme The Spy in Black, com Powell na direção e Pressburger escrevendo o roteiro, e depois começaram a assinar as obras com o inusitado crédito "Produzido, escrito e dirigido por Michael Powell e Emeric Pressburger" a partir do filme One of Our Aircraft Is Missing de 1942.

Neste Sei Onde fica o Paraíso a dupla usa sua criatividade para construir um belo drama no qual narra a obsessão de uma jovem geniosa chamada Joan Webster, interpretada por Wendy Hiller (1912-2003), que está determinada a concretizar seu sonho de casar com um milionário. Ela viaja até um vilarejo próximo à ilha escocesa chamada Kiloran, onde irá consumar o matrimônio, mas o mau tempo a impede de chegar até a ilha e ela acaba ficando presa no vilarejo onde conhece um homem chamado Torquil MacNeil, papel de Roger Livesey, o verdadeiro dono da Ilha Kiloran que alugou-a ao milionário com quem Joan irá se casar.

Mesmo com o final previsível, o filme chega a causar estranhamento e aflição no espectador em vários momentos, pela atmosfera densa criada através do suspense em torno da chegada de Joan até a Ilha e a fotografia hipnotizante de Erwin Hillier (1911-2005) que soube aproveitar a paisagem rústica escocesa com suas casas e castelos medievais para criar belas imagens, incluindo também as incríveis cenas em auto-mar.



______________________________________

Um comentário:

  1. Adorei seu comentário, detalhado e didático. Vc é meu cinéfilo preferido!! :)

    ResponderExcluir