domingo, 24 de abril de 2011

Argila
de Humberto Mauro, Brasil, 1940, 90 min

Filme visto dia: /2011
Cotação
Força estética:

Comentário: Estou aqui de forma bastante prazerosa aumentando meus conhecimentos sobre a história do nosso cinema, hoje conferi mais um filme de Humberto Mauro, outra obra-prima, Argila, filmado em 1940 com a esfuziante Carmen Santos no elenco e com uma cena de beijo cinematográfico das mais sublimes que já assisti.

O filme narra um triângulo amoroso vivido por Gilberto, papel do famoso locutor de rádio do Rio de Janeiro, Celso Guimarães (1907); Marina, interpretada pela excelente atriz Lydia Mattos (1924) e Luciana, interpretada com brilhantismo pela grande Carmen Santos (1904-1952). O filme é extremamente prazeroso de se ver, tem boa trilha sonora com música de Villa Lobos e Heckel Tavares, boas atuações do elenco e uma trama envolvente com a elegante plasticidade de imagens fotografadas por Humberto Mauro e Manoel Ribeiro. Vale destacar também a cena da dança com a bela Anita Otero, famosa intérprete da música folclórica brasilleira.


Sinopse: Luciana (Carmen Santos) é uma jovem viúva, admiradora de obras de arte e, em especial, da cerâmica de Marajó, ela compra uma cerâmica de objetos utilizados e a entrega a um talentoso artesão chamado Gilberto (Celso Guimarães), para que desenvolva suas habilidades artísticas. Apaixonado pela patroa, Gilberto desfaz seu namoro com Marina (Lydia Mattos) uma moça da região.

CENAS DO FILME

















A dançarina Anita Otero, consagrada intérprete da música folclórica brasileira em cena do filme Argila de Humberto Mauro.


















A construção de imagens que culmina neste beijo é um dos momentos sublimes desta obra-prima de Humberto Mauro.


ELENCO
Carmen Santos (Luciana)
Celso Guimarães (Gilberto)
Lydia Mattos (Marina)
Floriano Faissal (Barrocas)
Saint-Clair Lopes (Cláudio)
Bandeira Duarte
Mauro de Oliveira
Anita Otero [Dançarina]
J. Silveira
Roberto Rocha
Pérola Negra
Chaby do Pinheiro
Jenny França
Bandeira de Mello
Eduardo Vianna


_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário