domingo, 17 de abril de 2011

Exorcismo Negro
de José Mojica Marins, Brasil, 1974, 94 min

Filme visto dia: 17/04/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Mojica dirigiu em 1974 um filme no qual tenta explicar ao público que o personagem que o tornou famoso, o famigerado Zé do Caixão, nada mais é que um personagem, e que as pessoas não devem confundir o criador com a criatura, e usou alguns elementos de horror popularizados no filme O Exorcista, que havia sido lançado nos Estados Unidos no ano anterior para tentar assustar o público brasileiro. O roteiro foi escrito por ele e seu parceiro Rubens Francisco Luchetti.

Mojica interpreta a si mesmo e introduz no filme uma trama envolvendo magia negra, pactos com o demônio e de forma surreal tenta colocar o personagem de Zé do Caixão como uma sombra maligna que o persegue. Há cenas extremamente toscas que devem agradar ao público apreciador do gênero Trash de Horror. Destaco a primeira possessão do personagem Júlio, papel de Jofre Soares, a cena também de possessão com a bela Ariane Arantes e o Ritual de Magia Negra já no clímax do filme.


Sinopse retirada do site oficial do Mojica: Após uma entrevista na qual nega a existência de Zé do Caixão, o cineasta José Mojica Marins parte em férias para a casa de campo de um amigo. Lá reencontra Álvaro, sua esposa Lúcia, e as três filhas, e fica sabendo que Wilma, a mais velha, está noiva de Carlos. Logo fenômenos sobrenaturais passam a se manfestar na casa, com seu Júlio (pai de Álvaro) tomado pelo demônio, bradando em voz satânica que tem uma dívida a cobrar na casa. Mojica descobre que Wilma fora prometida ao diabo, numa missa negra conduzida por ninguém menos que Zé do Caixão! Ele fica chocado ao contemplar a existência em carne e osso de seu personagem, acontecendo o inevitável confronto entre criador e criatura. Com o “Despertar da Besta” interditado pela censura, “Exorcismo Negro” mostrou, pela primeira vez no cinema, Mojica em papel duplo, interpretando a si mesmo e a seu alter-ego.




















ELENCO

José Mojica Marins (José Mojica Marins e Zé do Caixão)
Walter Stuart (Álvaro)
Marcelo Picchi (Carlos)
Georgia Gomide (Lúcia) [1937-2011]
Alcione Mazzeo (Luciana) [1951]
Jofre Soares (Júlio)
Adriano Stuart (Eugênio)
Wanda Kosmo (Malvina)
Ariane Arantes (Wilma)
Agenor Alves
Marisol Marins (Betinha)
Luiz Karlo
Rubens Francisco






______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário