domingo, 3 de abril de 2011


O Leão de Sete Cabeças
de Gláuber Rocha, Brasil, 1970, 95 min

Filme visto dia: 03/04/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Primeira produção de Gláuber Rocha no exílio, filmada em 1969 na República do Congo, por vezes chamado Congo-Brazzaville para o distinguir da vizinha República Democrática do Congo e lançado no Festival de Veneza em 1970, trata-se de um filme no qual o diretor usa os elementos estéticos que compõem a maior parte de sua filmografia, a utilização do teatro do insconsciente, personagens de cunho alegórico e mistura também anarquia com loucura.

De acordo com o próprio cineasta, trata-se de "uma história geral do colonialismo euro-americano na África, uma epopéia africana, preocupada em pensar do ponto de vista do homem do Terceiro Mundo, por oposição aos filmes comerciais que tratam de safáris, ao tipo de concepção dos brancos em relação àquele continente. É uma teoria sobre a possibilidade de um cinema político. Escolhi a África porque me pareceu um continente com problemas semelhantes aos do Brasil".

No elenco temos a bela atriz italiana Rada Rassimov (1938) no papel de Marlene, o famoso Jean-Pierre Léaud (1944) no papel do pregador, ele que atuou em vários filmes de François Truffaut, Giulio Brogi no papel de Pablo, Hugo Carvana no papel do colonizador português, Gabrielle Tinti como o agente americano, René Koldhoffer interpreta o governador e Baiack interpreta Zumbi, Miguel Samba interpreta Samba, André Segolo é Xobu e Aldo Bixio é o mercenário; há ainda vários figurantes interpretando o povo nas ruas, além de dancarinos do Congo.



______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário