quarta-feira, 4 de maio de 2011


O Vendedor de Linguiça
de Glauco Mirko Laurelli, Brasil, 1962, 95 min

Filme visto dia: 04/05/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Deliciosa comédia com o famoso comediante paulista Amácio Mazzaropi (1912-1981) dirigida pelo artesão da imagem Glauco Mirko Laurelli (1930). A trama é simples e segue a cartilha do homem rico que se apaixona pela moça pobre e daí segue uma sequência de quiproquós e situações rocambolescas sempre envolvendo o jeitão grosso, alegre e emocional dos pobretões e o jeito refinado e cheio de frescuras dos grã-finos. Os melhores momentos são os que envolvem a delegacia e a hilariante cena do piquenique na praia.

Durante a trama surgem em alguns momentos alguns cantores fazendo uma rápida ponta interpretando belas canções, Elza Soares (1937) cantando "Não ponha a mão" de Mult, Arnô Canegel e Bucy Moreira; Pery Ribeiro (1937), o filho de Dalva de Oliveira, surge em cena cantando "Olhar de saudade", música composta pelo próprio Pery juntamente com Geraldo Cunha e Laerte Vieira e ainda Miltinho (1928) cantando "Poema de Adeus", música composta por Luiz Antonio.

No elenco principal temos Mazzaropi no papel de Gustavo,o Vendedor de Linguiças, pai de dois filhos, os personagens Flora e Dudu, interpretados respectivamente pela atriz Ilena de Castro e pelo ator Carlos Garcia (1942). A atriz Geny Prado (1919-1998), a rainha do cinema caipira, interpreta Carmela, a esposa do Vendedor de Linguiças. Ela que fez parceria com Mazzaropi interpretando sua esposa em vários filmes.

Durante este mês de Maio eu planejo assistir alguns filmes dirigidos por Glauco Mirko Laurelli, Nelson Pereira dos Santos e Domingos de Oliveira e agora vou acrescentar alguns filmes do Mazzaropi já que após ver esta pérola bateu uma vontade de ver os filmes do famoso Jeca Tatu, mas como a filmografia de Mazzaropi é bem extensa, continuarei vendo os filmes do Mazza ao longo deste ano e darei prioridade este mês aos filmes dos três diretores citados acima.


ELENCO

Mazzaropi..... Gustavo - O Vendedor de Linguiça
Ilena de Castro.... Flora, a filha de Gustavo
Carlos Garcia.... Dudu, o filho de Gustavo
Geny Prado.... Carmela, a mulher de Gustavo
Amilton Fernandes.... Pierre, o moço rico que se apaixona por Flora






Roberto Duval interpretando o delegado em uma das cenas mais hilariantes do Vendedor de Linguiças.






















Geny Prado interpretando Carmela, a esposa de Gustavo [Mazzaropi] e Amilton Fernandes no papel de Pierre em cena do filme O Vendedor de Linguiça.






Amilton Fernandes.... Pierre, o moço rico que se apaixona por Flora.











Mazzaropi ajuda a filha interpretada por Ilena de Castro a conquistar um marido rico em cena do filme O Vendedor de Linguiça. Na cena também está Dudu, o filho dele, interpretado pelo ator Carlos Garcia (1942).













Pery Ribeiro cantando "Olhar de Saudade" em cena do filme O Vendedor de Linguiça.







______________________________________________

3 comentários:

  1. Embora não tenha assistido a todos os filmes do Mazzaropi, considero O Vendedor de Linguiça o melhor de todos, simplesmente um exemplo que como se fazer filme bom aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. no ano em que foi apresentado esse post,carlos garcia ainda era vivo?em 2014 fiquei sabendo que ele ja era falecido.e o menino joaõsinho também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda era vivo, a postagem é de 2011, mas foi bom seu comentário para que eu possa atualizar a data de falecimento do ator na postagem.

      Excluir