sexta-feira, 17 de junho de 2011


Cine Tapuia
de Rosemberg Cariry, Brasil, 2006, 96 min

Filme visto dia: 17/06/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Bela homenagem do grande cineasta Rosemberg Cariry ao cinema e à cultura popular cearense destacando diversas personalidades históricas, festejos populares e os trovadores locais. Homenageia o grande escritor José de Alencar (1829-1877), o poeta Cego Aderaldo (1878-1967), o artista popular de Mossoró conhecido como Valdemar dos Passarinhos, a tauaense Jovita Feitosa, a Festa do Pau da Bandeira em Barbalha, entre outros. Há ainda uma crítica social aos estrangeiros mal intecionados que vem até nossa terra em busca da prostituição e à procura de mulheres para o mercado sexual. Rosemberg Cariry nasceu em Farias Brito em 1956, e atualmente trabalha junto com o filho Petrus Cariry, recentemente escreveu o roteiro para o filme "Mãe e Filha" Vencedor do 21º Cine Ceará.



TRECHO DO FILME CINE TAPUIA NO QUAL RETRATA A FESTA POPULAR DO PAU DA BANDEIRA NO MUNICÍPIO DE BARBALHA.





PERSONALIDADES HOMENAGEADAS NO FILME






José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.







O Cego Aderaldo




Aderaldo Ferreira de Araújo (Crato, 24 de junho de 1878 — Fortaleza, 29 de junho de 1967), mais conhecido como "Cego Aderaldo" foi um poeta popular cearense que se destacou por seu raciocínio rápido improvisando rimas e repentes. [Fonte: Wikipedia]























Valdemar dos Passarinhos [ Mossoró, Rio Grande do Norte]












Jovita Feitosa (Tauá-CE, em 8 de março de 1848 - Rio de Janeiro- RJ, em 9 de outubro de 1867), era o apelido familiar de Antônia Alves Feitosa, que foi uma voluntária na campanha militar brasileira para Guerra do Paraguai no posto de sargenta.











______________________________________

Um comentário:

  1. Anônimo10:33 AM

    Onde posso encontrar o filme completo????
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir