quarta-feira, 15 de junho de 2011


A Madona de Cedro
de Carlos Coimbra, Brasil, 1968, 110 min

Filme visto dia: 15/06/2011

Cotação
Força estética:



Comentário: O diretor e roteirista Carlos Coimbra (1925-2007) realizou este belo filme com toques de suspense e filme policial em 1968 baseado no romance homônimo do carioca Antônio Calado (1917-1997).

No elenco temos o diretor e ator Anselmo Duarte (1920-2009) no papel de Adriano, o amigo dele Delfino Montiel, interpretado por Leonardo Villar (1924), a bela Leila Diniz (1945-1972) no papel de Marta, Cleide Yáconis (1923) interpretando a louca Lola Boba, Jofre Soares no papel do Padre Estevão, Sérgio Cardoso (1925-1972) no papel do aleijado chamado Pedro e ainda Zbigniew Ziembinski (1908-1978) no papel do Dr. Vilanova e Leonor Navarro no papel da velhinha falastrona chamada Eremenciana, uma das melhores personagens do filme apesar de secundária, ela rouba a cena sempre que aparece.

A trama se passa em sua maior parte na cidade histórica de Congonhas em Minas Gerais onde podemos admirar as belas obras do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica e um adro (área arquitetônica externa das igrejas) com esculturas de Doze Profetas feitas por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo nome Aleijadinho, famoso entalhador e arquiteto do período colonial. Acompanhamos o drama vivido por Delfino, um homem que perdeu sua fé e após apaixonar-se pela bela Marta, é tentado por um amigo a roubar uma estátua de uma igreja em troca de uma fortuna oferecida por um colecionador e assim poder casar e viver tranquilo com sua amada. Esta tranquilidade porém é interrompida pela crise existencial provocada pelo roubo da santa.

O filme tem bela fotografia assinada por Georg Pfister, um figurino caprichado assinado por Minelli e Margarida Maria Prim e o bom elenco dirigido por Carlos Coimbra que conduz de forma brilhante este misto de filme policial com suspense psicológico.


CENAS DO FILME




ANSELMO DUARTE E LEONARDO VILLAR EM CENA DO FILME A MADONA DE CEDRO.










Jofre Soares, Leonardo Villar e Leonor Navarro em cena do filme A Madona de Cedro.











Leonardo Villar e Leila Diniz em cena do filme A Madona de Cedro.












Leila Diniz e Sérgio Cardoso em cena do filme A Madona de Cedro.






ELENCO





ANSELMO DUARTE (1920-2009)
















Leila Diniz [1945-1972] no papel de Marta no filme A Madona de Cedro












CLEIDE YÁCONIS [1923]











Leonor Navarro [Faleceu em 1988] - Começou sua carreira nas radionovelas da Rádio São Paulo na década de 40.














________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário