segunda-feira, 27 de junho de 2011


O Céu de Lisboa
de Wim Wenders, Lisbon Story, Alemanha/Portugal, 1994, 100 min

Filme visto dia: 27/06/2011

Cotação
Força estética:

Comentário [Spoilers!!!]: Homenagem do diretor alemão Wim Wenders à cidade de Lisboa e ao cinema com destaque para atuação do grande Manoel de Oliveira (1908), o cineasta mais velho do mundo ainda em atividade nos dias atuais. A trama segue um sonoplasta alemão chamado Phillip Winter, interpretado pelo ator alemão Rudiger Vogler, que vai até portugal para realizar a sonorização de um filme do seu amigo Friedrich, interpretado por Patrick Bauchau. Ao chegar lá o sonoplasta não encontra Friedrich, mas faz amizade com um grupo de crianças e se apaixona pela cantora Teresa Salgueiro da banda Madredeus que está realizando a trilha sonora para o filme. Podemos conferir também dentro da trama várias poesias de Fernando Pessoa que são utilizadas dentro da diegese do filme, como o trecho "Ah não ser eu toda a gente e toda a parte!" que está pintado na parede do quarto onde Philip dorme, assim como os momentos em que ele lê um livro de poesias de Pessoa que estava largado próximo à cama onde ele dormia.

O melhor do filme são os momentos em que a bela Teresa Salgueiro (1969) canta acompanhada pela banda Madredeus, os momentos em que Philip passeia pela cidade gravando sons e gostei muito do final com Friedrcih e Philip imitando Buster Keaton tentando gravar cenas parecidas com o filme "The Cameraman".


Sinopse [2001 vídeo]: Phillip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens e, fascinado com a beleza do lugar, resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa, a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Mas novas surpresas o aguardam com o repentino reaparecimento de Friedrich.



______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário