quarta-feira, 6 de julho de 2011


Roberta
de William A. Seiter, EUA, 106 min, 1935

Filme visto dia: 06/07/2011

Cotação
Força estética:

Comentário: Mais um filme que confiro com a famosa dupla de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers, o terceiro em que atuaram juntos. A direção ficou a cargo de William A. Seiter com atuações de Irene Dunne (1898-1990) e Randolph Scott (1898-1987). Apesar de ter achado o enredo e os conflitos românticos bem fraquinhos, vale destacar os números de Astaire e Rogers especialmente a dança com a famosa canção "Smoke Gets in Your Eyes" tocando ao fundo. O roteiro de Jane Murfin foi baseado no musical de Jerome Kern e Otto Harbach e no romance escrito por Alice Duer Miller.


Sinopse detalhada: John Kent (Randolph Scott), um ex-futebolista que era famoso em Harvard, vai para Paris com seu amigo Huck Haines (Fred Astaire) e sua banda, o Indianians Wabash. Alexander Voyda (Luis Alberni) tinha reservado a banda, mas se recusou a contratá-los após perceber que os músicos não eram os índios que ele esperava, mas apenas músicos do Estado de Indiana.

John recorre então a única pessoa que ele conhece em Paris para ajudar os músicos desempregados, sua tia Minnie (Helen Westley), que possui uma loja de vestidos chamada "Roberta". Ao chegar na loja, ele encontra a assistente-chefe de sua tia (e, secretamente, sua designer principal), Stephanie (Irene Dunne), por quem se apaixona instantaneamente.

Enquanto isso, Huck inesperadamente se depara com alguém que ele conhece muito bem, a "Condessa Scharwenka", uma cliente temperamental de loja, a qual ele conhecia como Lizzie Gatz (Ginger Rogers), uma jovem de sua cidade natal. A condessa então propõe a Huck um emprego na boate onde ela é uma artista de destaque.

Começa então os dois pequenos conflitos do filme, um deles é Ladislaw (Victor Varconi), o porteiro Russo de Minnie que é um príncipe deposto e está apaixonado por Stephanie. O outro é Sophie (Claire Dodd), a namorada esnobe e vaidosa que John deixou para trás após uma briga, mas por quem ainda sente interesse. Sophie discutia com John por ele ter um jeito caipira e não ter a elegância que ela gostaria que ele tivesse.

Quando tia Minnie morre inesperadamente sem deixar um testamento, John herda a loja. Por não saber nada sobre moda feminina e uma vez que sua tia havia destinado a Stephanie o negócio como herança, ele a convence a permanecer como seu parceiro.

Sophie chega a Paris, atraída pela fortuna que John herdara. Ela entra na loja, à procura de um vestido, mas fica insatisfeita com tudo que Stephanie lhe mostra. Huck então convence Sophie a escolher um vestido que John tinha descartado por achá-lo demasiado vulgar. Quando John a vê vestida durante um encontro na boate eles discutem e terminam de vez o relacionamento.

John discute com Stephanie por vender o vestido a Sophie. Terrivelmente ferida, Stephanie sai da loja. Huck assume o comando e prepara um show com um desfile de vestidos extremamente ruins e então Stephanie decide voltar para salvar a loja.

O show é um triunfo, ajudado pelo show de dança de Huck com a Condessa Scharwenka. E o final como sempre neste tipo de filme é um felizes para sempre e todos ficam com seus pares românticos certinhos.

Curiosidade: A estrela da RKO Lucille Ball (1911-1989) faz sua pré-estréia como uma modelo durante o desfile de moda



Os 10 filmes estrelados pela dupla Astaire & Rogers com link para os comentários dos que já conferi.

  1. VOANDO PARA O RIO / FLYING DOWN TO RIO [1933]
  2. A ALEGRE DIVORCIADA / THE GAY DIVORCEE [1934]
  3. ROBERTA [1935]
  4. O PICOLINO / TOP HAT [1935]
  5. NAS ÁGUAS DA ESQUADRA / FOLLOW THE FLEET [1936]
  6. RITMO LOUCO / SWING TIME [1936]
  7. VAMOS DANÇAR? / SHALL WE DANCE? [1937]
  8. DANÇA COMIGO / CAREFREE [1938]
  9. A HISTÓRIA DE VERNON E IRENE CASTLE/THE STORY OF VERNON AND IRENE CASTLE [1939]
  10. CIÚME, SINAL DE AMOR / THE BARKLEYS OF BROADWAY [1949]



Outros Posters











































______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário