quinta-feira, 15 de março de 2012

Colossus 1980
de Joseph Sargent, Colossus: The Forbin Project, EUA, 1970, 100 min

Filme visto dia: 15/03/2012

Minha Cotação:


Comentário: A Guerra Fria teve início logo após o fim da segunda guerra mundial quando o mundo estarrecido tomou conhecimento da chamada Bomba H, ou Bomba de Hidrogênio, milhares de vezes mais poderosa do que a bomba atômica lançada para destruir as cidades de Hiroshima e Nagasaki. O fato da existência de armas tão poderosas acarretaria na destruição em massa da humanidade, caso os dois blocos mais poderosos do mundo na época, a União Soviética e os Estados Unidos resolvessem entrar em conflito.

Os conflitos político-ideológicos da Guerra Fria despertaram a imaginação de vários escritores e entre eles o britânico Dennis Feltham Jones (1917-1981) que lançou em 1966 o romance Colossus, romance este que culminaria em uma trilogia com mais dois outros livros, The Fall of Colossus em 1974 e Colossus and the Crab em 1977.

O único romance a ser transportado para as telas de cinema foi o primeiro com roteiro escrito por James Bridges e direção de Joseph Sargent. A trama gira em torno da criação de um super computador chamado Colossus que é lançado pelos americanos para ser o responsável pelo controle de armas nucleares dos Estados Unidos, o que eles entratanto não esperavam, é que os Soviéticos também estivessem desenvolvendo um sistema similar e quando Colossus é lançado, algo inesperado acontece e o computador passa a exigir o controle sobre o mundo.

Eficaz em sua montagem, com belos e suntuosos ângulos e uma estética futurista muito bem montada pelos diretores de arte John J. Lloyd e Alexander Golitzen e o belo figurino assinado pela famosa Edith Head (1897-1981), o filme ganha pontos também graças à excelente atuaçao de Eric Baeden na pele do Dr. Forbin, o responsável pela criação de Colossus; o charme e beleza da atriz Susan Clark (1940) no papel da Dra. Cleo Markham, a assistente de Forbin e o ator Gordon Pinsent (1930) na pele do Presidente dos Estados Unidos.


Trailer do filme comentado pelo diretor John Landis





________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário