sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cimarron
de Wesley Ruggles, EUA, 1931, 131 min

Filme visto dia: 29/06/2012

Minha Cotação:

Comentário: Baseado no romance de Edna Ferber (1887-1968) este filme dirigido por Wesley Ruggles (posteriormente teve seu nome descreditado do longa) narra o avanço dos Estados Unidos entre os anos de 1889 e 1929, pela visão humanista e patriótica de um editor de jornal de Oklahoma chamado Yancei Cravat, interpretado pelo ator Richard Dix (1893-1949), auxiliado por sua esposa Sara Cravat, interpretada pela atriz Irene Dunne (1898-1990). Ela que foi uma das atrizes mais injustiçadas pela academia, tendo recebido cinco indicações ao Oscar de Melhorr Atriz, mas nunca recebeu o prêmio, além de Cimarron foi indicada por seu trabalho nos filmes: Os Pecados de Teodora/Theodora Goes Wild (1936), Culpido É Moleque Teimoso/The Awful Truth (1937), Duas Vidas/Love Affair (1939) e A Vida de Um Sonho/ I Remember Mama (1948). 

Cimarron abre com uma cena grandiosa com centenas de figurantes mostrando a corrida por terras onde futuramente seria criado o estado de Oklahoma na época em que o 23º presidente dos Estados Unidos Benjamin Harrison (1833-1901) doava as terras para serem exploradas e habitadas por diversos aventureiros e desbravadores. O orçamento grandioso para a época de mais de um milhão de dólares não teve o retorno esperado devido a crise econômica que vivia os Estados Unidos após o advento da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929. Distribuído pela RKO Pictures (um dos oito grande estúdios da Era de Ouro de Hollywood) foi o único filme produzido por este estúdio a ganhar o oscar de Melhor Filme. 

Além de ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar, Cimarron ganhou outros dois: Melhor Roteiro para Howard Eastbrook que adaptou o romance da escritora Edna Ferber (famosa escritora norte-americana autora de Giant/Assim Caminha a Humanidade), e ainda Melhor Direção de Arte para Max Rée. Além destes três o filme recebeu um prêmio especial para o maquiador Ern Westmore (1904-1967). O filme foi um dos panfletos da época na luta contra o preconceito racial, mostrando um típico herói norte-americano, Yancei Cravat, lutando contra as minorias injustiçadas como os judeus, negros e índios.


ELENCO
Richard Dix - Yancey Cravat
Irene Dunne - Sabra Cravat
Estelle Taylor - Dixie Lee
Nance O'Neil - Felice Venable
William Collier Jr. -The Kid
Roscoe Ates - Jesse Rickey
George E. Stone - Sol Levy
Stanley Fields - Lon Yountis
Robert McWade - Louis Hefner
Edna May Oliver - Mrs Tracy Wyatt
Judith Barrett - Donna Cravat
Eugene Jackson (1916-2001) - Isaiah




________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário