sexta-feira, 8 de junho de 2012


Mazzaropi - O Corintiano
de Milton Amaral, Brasil, 1966, 93 min

Filme visto dia: 08/06/2012

Minha Cotação:

Comentário: O grande Mazzaropi (1912-1981) foi um dos exemplos de cinema comercial brasileiro que conseguiu com seu jeito caipira e apelo popular construir uma brilhante carreira cinematográfica. Em um país que apesar das tentativas nunca conseguiu construir uma sólida indústria para o audiovisual, Mazzaropi foi uma destas figuras icônicas que sobreviveu e fez fama realizando mais de 30 longas e transformando-se em um dos humoristas mais famosos e queridos do Brasil. 

Neste O Corintiano ele brinca com os trejeitos futebolísticos que movimentam a massa e de forma irônica trabalha os preconceitos da classe popular para com o que é mais erudito, como os sonhos de seus filhos de se realizarem em áreas que estão mais distantes da realidade da classe social menos favorecida. Seu filho quer ser médico, e a filha uma dançarina de balé. Para finalizar este breve comentário vale ressaltar a participação hilariante no filme da Dona Eliza, famosa torcedora símbolo do Corinthians que faleceu em 1987 aos 77 anos.


Curiosidade: De seus 34 filmes, 26 foram produzidos pelo próprio Mazzaropi a partir da década de 50 com o longa Chofer de Praça e a criação da PAM filmes (Produções Amácio Mazzaropi).
 

ELENCO
Amácio Mazzaropi...Seu Manoel
Elizabeth Marinho...Marisa
Lúcia Lambertini...Dona Eulália
Carlos Garcia...Gino/Pepino, filho de Leontino
Roberto Pirillo...Jair, filho de seu Manoel
Leonor Lambertini (nos letreiros, Leonor Pacheco)...Dona Mirabela
Nicolau Guzzardi (Totó)...Leontino, o vizinho palmeirense
Roberto Orosco...Ricardo
Augusto Machado de Campos
Xandó Batista...maestro
Francisco Gomes
Olten Ayres de Abreu (participação como árbitro que sofre tentativa de suborno de Mané)
Eliza - chefe da torcida do Corinthians...[Interpretando ela mesma] Obs: Faleceu aos 77 anos em 1987 e ainda hoje é homenageada no Parque São Jorge como uma torcedora símbolo do Corinthians.


____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário